Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório e CEI inauguram exposição “Transversalidades” na Semana Cultural da UC

3 de Março 2022 Jornal Campeão: Exploratório e CEI inauguram exposição “Transversalidades” na Semana Cultural da UC

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra inaugura hoje (3), às 15h00, na sua Science Photo Gallery, a exposição “Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil”, uma coprodução com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), apresentada no programa da XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

“Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil” dá a conhecer uma pequena mostra das imagens submetidas a concurso por fotógrafos de Portugal e do Brasil, em 2015 e 2016, no âmbito do projecto Transversalidades – Fotografias sem fronteiras, dinamizado pelo CEI. A exposição a inaugurar agora no Exploratório, além de aprofundar a cooperação e os laços com o Brasil, constitui também uma singela homenagem no ano em que o país irmão do lado de lá do Atlântico comemora o segundo centenário da sua independência.

O CEI, com sede na Guarda e a congregar a Câmara Municipal da Guarda e três instituições de ensino superior de Portugal e Espanha, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico da Guarda, surgiu de uma ideia do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço que, por ocasião do oitavo centenário da Guarda, em 1999, propôs a criação de um centro de estudos que contribuísse para “um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica como um todo”.

A exposição “Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil” pode ser visitada na Science Photo Gallery do Exploratório, com entrada livre, até ao dia 6 de Abril.