Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório e AAC promovem sessões de observação no Parque Verde

6 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Exploratório e AAC promovem sessões de observação no Parque Verde

O Exploratório participa uma vez mais no programa “Ciência Viva no Verão”, desta vez com actividades nas áreas da astronomia, ambiente e biodiversidade. A decorrerem até 3 de Setembro, as actividades são desenvolvidas em parceria com entidades como o MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra (UC), o Centro de Ecologia Funcional da UC, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Secção de Astronomia da AAC. É com esta última que o Exploratório promove, a 9, 10, 11 e 12 de Agosto, a partir das 20h30, as sessões de observação astronómica “Quando o céu quiser”, no Parque Verde, margem esquerda do Mondego, no espaço junto à ponte pedonal Pedro e Inês.

Abertas ao público em geral e a todos os interessados nesta área da ciência, nas sessões irá fazer-se a observação de constelações e de diversos objectos celestes do céu profundo (galáxias, nebulosas, aglomerados estelares…) e poderá ainda observar-se uma chuva de meteoros Perseidas. Destaque também para a Lua, Vénus, Júpiter e Saturno.

“Às voltas na praia”, actividade a decorrer a 10 de Agosto, entre as 09h00 e as 11h00, na Praia da Tamargueira, Figueira da Foz, dá a conhecer um espaço que não serve apenas para ir ao mar ou apanhar sol, mas que é também a casa de muitos seres vivos, que vale a pena conhecer e ajudar a proteger e preservar.

A 10, 17 e 24 de Agosto, entre as 14h00 e as 17h00, volta a realizar-se a actividade Verão na Ribeira com os invertebrados aquáticos. Nestas sessões, as famílias são convidadas a ir à Ribeira de São João, uma das praias fluviais da Lousã, conhecer os ribeiros de montanha e a sua rica biodiversidade.

A biodiversidade existente na Ilha da Morraceira, na Figueira da Foz, estará também no centro da actividade “Às Voltas na Ilha”, que decorre novamente a 12 de Agosto, entre as 09h30 e as 12h30.

A 21 de Agosto, entre as 09h30 e as 11h30, realiza-se na mata da Escola Superior Agrária de Coimbra a actividade “Um passeio bogalhudo”, com os participantes a serem desafiados a descobrirem os bugalhos e a sua importância ecológica.

Finalmente, a 3 de Setembro, das 18h30 às 20h00, no Parque Verde do Mondego, junto ao Exploratório, vai ter lugar a acção “Plantas que vieram de longe”, num passeio e conversa descontraída sobre espécies nativas, exóticas e invasoras.