Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório de Coimbra vai receber Carlos Robalo Cordeiro

1 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Exploratório de Coimbra vai receber Carlos Robalo Cordeiro

Esta quarta-feira (02), às 18h30, é tempo de voltar a colocar os “Pontos nos iii”, dando seguimento ao programa de conversas de fim de tarde com investigadores, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, desta vez com a presença de Carlos Robalo Cordeiro, director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Esta é a terceira sessão desde a reabertura do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, e volta a decorrer no espaço exterior do Exploratório.

“Partilha e interacção relacionada com a enorme interface para o ambiente externo que representa o aparelho respiratório e que, por esse motivo, constitui a porta de entrada para inúmeras situações patológicas”, bem como um “enfoque na necessidade de prevenção da doença e de promoção da saúde respiratória”, mas também, “claro está, a presença obrigatória de boa disposição”, é o que o Professor catedrático de Pneumologia promete nesta conversa.

Carlos Robalo Cordeiro foi presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2010/2015), membro da Comissão Executiva da WASOG – Associação Mundial de Sarcoidose e Outras Granulomatoses (2011/2015) e secretário-geral da ERS – European Respiratory Society (2016/2019). Foi eleito, em Agosto deste ano, para o ciclo presidencial da ERS.

A principal área de interesse do Director da Faculdade de Medicina é a Doença Pulmonar Intersticial, tendo publicado mais de 120 artigos em revistas.