Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório de Coimbra recebe delegação dos Museus do Mar de Moçambique

7 de Julho 2021 Jornal Campeão: Exploratório de Coimbra recebe delegação dos Museus do Mar de Moçambique

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra recebeu, na terça-feira (6), a visita de uma delegação dos Museus do Mar de Moçambique.

A equipa de responsáveis moçambicanos, chefiada por Larsen Vales, está a tomar conhecimento com a realidade dos centros de ciência em Portugal para avançar com esta área em Moçambique.

“O Exploratório apresenta-se como um centro de ciência com um conceito muito particular e muito diferenciado”, referiu Larsen Vales, responsável pela delegação dos Museus do Mar de Moçambique, durante a visita ao Centro Ciência Viva de Coimbra.

“Nós somos um museu polinucleado e a ideia é que a tipologia centro de ciência venha a constituir um novo tipo de núcleo. É neste contexto que estamos em Portugal, a visitar alguns centros de ciência, com a perspectiva de aprofundar o conhecimento e estabelecer relações nessa área”, disse Larsen Vales.

“Estou muito bem impressionado pelo conceito do Exploratório, do ponto de vista técnico, organizacional. Parece-me muito interessante, com uma abordagem diferenciada nesta área. Acho que temos muito a aprender com este centro ciência viva e outros em Portugal”, referiu ainda o responsável moçambicano, adiantando que “será a partir deste conhecimento que iremos encontrar o nosso próprio conceito e fazer o nosso próprio caminho”.

Para a direcção do Exploratório, representada na visita por Catarina Reis, Aurora Moreira e Pedro Maranha referem que “encontros como este são sempre oportunidades de dar a conhecer um projecto, de facto inovador e que ao longo dos seus 25 anos de actividade se tem afirmado na cidade de Coimbra, na região Centro e no país na divulgação e comunicação de ciência para todos os públicos e em todas as diferentes áreas, nomeadamente com a concepção e produção de propostas expositivas. No horizonte, como sempre, estão relações e parcerias que têm sido e vão continuar a ser centrais no desenvolvimento da actividade e do projecto do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra”.