Coimbra  8 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório de Coimbra reabre e privilegia actividades ao ar livre

24 de Junho 2020 Jornal Campeão: Exploratório de Coimbra reabre e privilegia actividades ao ar livre

O Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra reabre ao público no próximo sábado (27), garantindo Paulo Trincão, director daquela instituição, que “vão ser cumpridas todas as normas de segurança, com uma forte aposta em actividades ao ar livre”.

Neste sentido, os horários do Exploratório foram adaptados à nova realidade. De portas abertas todos os dias, o Centro promove actividades de férias para crianças e adolescentes, retoma a exposição ‘Bichos de Pata Articulada’, sessões de cinema no Hemispherium, actividades de ciências para famílias e regressam as conversas, de final de tarde, com médicos e investigadores, conforme revelou Catarina Reis, da direcção do Exploratório.

O exterior será o fio condutor onde vão decorrer grande parte das propostas de Verão do Centro de Ciência Viva de Coimbra, que decorrem até Setembro de 2020.

Para além da preferência pelo exterior, a novidade passa pelo “reforço da parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde vão decorrer algumas das actividades previstas a partir de 06 de Julho”, contou Aurora Moreira, que também faz parte da direcção do Exploratório.

As iniciativas realizadas no exterior não carecem de inscrição prévia, à excepção das actividades de férias, cuja inscrição pode ser realizada semanalmente, existindo sempre temáticas diferentes.

 

Programa

 

“As férias+ deste Verão vão ser…no Exploratório!”, direccionada para jovens entre os 10 e os 14 anos e que terá três temas principais: “Splash de Ciência”, de segunda-feira (29) a 03 de Julho e de 20 a 24 de Julho; “K’Nex XXL”, de 06 a 10 de Julho e de 27 a 31 de Julho; e “Science Break Out”, de 13 a 17 de Julho.

Aventuras lá fora! Férias de Verão com ciência no Exploratório, para crianças entre os seis e os nove anos, as actividades decorrerão em espaços exteriores do Exploratório, no Parque Verde e, também, no Botânico da Universidade de Coimbra, a partir de segunda-feira (29).

“Vamos fazer juntos? Famílias a explorar ciência!”, uma actividade a pensar em toda a família que promove a exploração da ciência que há na água, no vento, no sabão e nas construções com peças K’Nex. Aos fins-de-semana e feriados das 11h00 às 13h00 e das 17h00 às 19h30.

“Hemispherium Verão 2020”, são sessões diárias de cinema 360 graus, sempre às 18h00 durante a semana e às 15h00 e 16h00 aos fins-de-semana e feriados. Os filmes vão alternando entre infantis e juvenis.

“Conversas ao fim da tarde – Sunset com médicos e investigadores”, retomam no dia 01 de Julho com “Pontos nos iii” e dia 18 de Julho regressam as sessões de “Conversar é o Melhor Remédio”.