Coimbra  27 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório com nova actividade sobre o cubo de Rubik

28 de Janeiro 2017

“Rubikando – A ciência do cubo de Rubik” é o nome da nova actividade do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, dirigida a crianças e adultos, e que conta com a aprovação da comunidade portuguesa da World Cube Association.

Os participantes têm direito a um cubo de Rubik profissional e a actividade pretende “apresentar algumas regras e soluções matemáticas que permitem alinhar todas as cores do cubo de Rubik”, explica o Exploratório.

A primeira sessão tem lugar, amanhã (29), e será dinamizada por António Gomes, representante nacional da World Cube Association, e as inscrições já estão abertas.

O professor de informática explica que “o cubo de Rubik é um quebra-cabeças de difícil resolução numa primeira abordagem, mas o que muitos não sabem é que existe um conjunto de fórmulas matemáticas que, aplicadas a este desafio, permitem resolver o cubo”.

António Gomes refere ainda que o “truque” reside em muitas horas de práctica e que é possível chegar a resolver o cubo mágico em poucos segundos.

Por seu lado, Paulo Trincão, director do Exploratório, adianta que este tipo de actividades permite ao Centro de Ciência “chegar a mais públicos e divulgar ciência de uma forma diferente, pois é possível que nem toda a gente saiba que o cubo mágico tem regras científicas que permitem resolvê-lo, e este é um exemplo de uma abordagem diferente na divulgação de ciência”, conclui.

As inscrições para a atividade Rubikando já estão abertas através do endereço de e-mail visitas@exploratorio.pt ou do telefone 239 703 897.

A sessão tem o valor de 15 euros por pessoa e decorre durante uma hora no Exploratório, este domingo, às 11h30.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com