Coimbra  5 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório apresenta “acervo histórico de Medicina”

4 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Exploratório apresenta “acervo histórico de Medicina”

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra vai dinamizar, amanhã, às 18h30, um ‘sunset’ ao ar livre em que Rosa Gouveia, investigadora do Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular da Universidade de Coimbra, estará à conversa sobre um “acervo histórico de Medicina”. Inserido no ciclo “Pontos nos iii – Science Beer Talks 2020”, esta segunda sessão reabre o ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra e é acompanhada por cerveja artesanal “Praxis”, voltando a decorrer no espaço exterior do Exploratório.

O “público pode esperar agradáveis momentos de convívio e tertúlia, ao viver e reviver fragmentos da história de um espólio médico, através do nosso olhar actual”, afirmou Rosa Gouveia.

Rosa Gouveia, também professora auxiliar convidada de Anatomia Patológica do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é doutorada em Medicina (Anatomia Patológica) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em cooperação com o “Academic Medical Center” da Universidade de Amesterdão.

Entre outras instituições, tem leccionado temas de Patologia Cardiovascular no Departamento de Morfologia Cardíaca do “Imperial College”, em Londres, e temas nas áreas da Patologia Cardiovascular e da História da Patologia na Universitá degli studi Firenze, em Florença. Autora e coautora de mais de 90 publicações científicas, é, desde 2017, coordenadora do Acervo Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

“Pontos nos iii – Science Beer Talks” é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.