Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Experiência de surf junta crianças de várias nacionalidades na Figueira da Foz

27 de Junho 2023 Jornal Campeão: Experiência de surf junta crianças de várias nacionalidades na Figueira da Foz

No dia 25 de Junho, aconteceu a 2.ª edição do Intercultural Surf for Kids, uma iniciativa solidária que proporcionou uma experiência de baptismo de surf para crianças de diferentes nacionalidades, com idades entre 5 e 10 anos, residentes no concelho da Figueira da Foz.

O evento ocorreu na praia do Cabedelo, São Pedro, na presença dos encarregados de educação dos participantes mais jovens. Após a actividade de surf, houve um almoço internacional de convívio, onde foram servidos pratos típicos da gastronomia portuguesa, brasileira, ucraniana, moçambicana e nepalesa. Os pratos foram gentilmente preparados por cidadãos dessas nacionalidades, que se disponibilizaram para compartilhar os sabores dos seus países de origem.

Ao todo, aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes, incluindo membros da organização, monitores de surf, estagiários da Escola EB2/3 de Montemor-o-Velho do Curso Profissional Técnico de Desporto, voluntários, crianças e pais. A iniciativa contou com a participação de cidadãos da Alemanha, Brasil, Bielorrússia, Índia, Moçambique, Nepal, Rússia, Suécia, Ucrânia e Portugal.

 

O Intercultural Surf for Kids é uma organização da sociedade civil, promovida pela Associação de Desenvolvimento Mais Surf (ADMS) e pela Associação de Marketing e Promoção Turística (AMPT). A iniciativa também contou com a colaboração da Youth Line Portugal e da professora de português, Sónia Azevedo.

A 2.ª edição contou com o apoio do Município da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de São Pedro, da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, da Marinha e Autoridade Marítima Nacional, da Administração do Porto da Figueira da Foz, do Agrupamento de Escolas do Paião e da Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, que foram parceiros institucionais.