Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Executivo de Penacova visitou obras no Centro Escolar de Figueira de Lorvão

17 de Maio 2021 Jornal Campeão: Executivo de Penacova visitou obras no Centro Escolar de Figueira de Lorvão

O Executivo Municipal de Penacova visitou, esta segunda-feira (17), a evolução da obra do novo Centro Escolar de Figueira de Lorvão, cujo investimento é superior a 1,5 milhões de euros.

O presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, esclareceu que “desde 2009 que a Câmara assumiu a Educação como um dos seus objectivos basilares, ponderando o investimento em estabelecimentos de ensino novos, como aconteceu em Penacova e em Lorvão, e também em várias melhorias noutros estabelecimentos, pois a modernização de processos de aprendizagem é uma constante”.

Humberto Oliveira destacou que o “resultado do projecto concebido mostra o empenho da autarquia em dotar a área educativa, pedagógica e estrutural com as melhores condições possíveis, novas metodologias de ensino, diversificadas, motivadoras e exigentes, de forma a tirar o melhor partido de toda a comunidade escolar”. O edil lembrou ainda que esta foi uma obra reivindicada pela população, atendida e prometida pelo Executivo municipal e que será uma realidade em breve.

O autarca esteve acompanhado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, liderado por Pedro Assunção; pelo Executivo camarário; e pelo presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra.

A empreitada implica a construção de raiz do Centro Escolar de Figueira de Lorvão e prevê “uma organização multifuncional, pensada de forma flexível, permitindo acompanhar a evolução das práticas pedagógicas dos programas e da gestão, deixando aberta a possibilidade de adaptação das instalações criadas, bem como a sua ampliação física face a futuras necessidades”, disse a autarquia penacovense.

Na visita à empreitada, o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, reforçou a importância da obra, lembrando que “o agravamento da falta de condições da antiga escola era preocupante, apesar de todas as obras de melhorias efectuadas pela autarquia”.

Segundo Pedro Coimbra, “o estado das instalações limitava bastante a acção de toda a comunidade escolar, sendo que esta solução tornou-se a adequada, até porque fecha estrategicamente a rede de edifícios escolares no concelho com uma escola de excelência que irá prestar um melhor serviço educativo”. Neste sentido, o presidente da Assembleia Municipal diferenciou o Centro Escolar de Figueira de Lorvão como “o mais moderno, mais bem equipado e mais preparado para as funções educacionais das crianças”.