Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Executivo de Coimbra vota parceria com Associação Calioásis para ajudar crianças

17 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Executivo de Coimbra vota parceria com Associação Calioásis para ajudar crianças

O Executivo de Coimbra vai deliberar, amanhã (18), a integração do Município, enquanto Investidor Social, no Projecto “CaliSense”, com uma participação de 5.000 euros, caso a candidatura da Associação Calioásis – Cento de Bem-Estar para Pessoas afectadas pelo Cancro ao Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto seja aprovada. Com esta parceria, a autarquia procura contribuir para a melhoria do bem-estar das crianças em tratamento oncológico e com outras doenças crónicas complexas, acompanhadas no Hospital Pediátrico e referenciadas pela Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos Pediátricos.

A Associação Calioásis, fundada em 2020 e com sede em Aveiro, tem como missão apoiar crianças e adolescentes afectados pelo cancro e outras doenças complexas, e respectivas famílias, que se encontrem em tratamento ou já fora dele, através de uma intervenção diferenciada, inovadora, complementar das já existentes, para dar resposta a lacunas existentes nos cuidados e acompanhamento.

A Associação tem como principal objectivo a criação de um centro de bem-estar na Região Centro, de âmbito nacional e distinto de outro tipo de alojamento de férias, de funcionamento contínuo e com as devidas condições para receber crianças e jovens que apresentem limitações na sua autonomia (sequelas neurológicas, motoras, visuais, entre outras). Futuramente, prevê proporcionar apoio psicológico de forma individualizada a situações com necessidades particulares. Além da componente lúdica, contempla ainda a realização de actividades de carácter formativo e informativo, com vista a um aumento do conhecimento e cultura geral destes doentes e suas famílias, através de workshops, palestras, exposições e outras demais actividades.

Em complemento ao projecto base de construção do Centro de Bem-Estar – Calioásis, esta entidade desenvolve projectos como o Gabinete de Proximidade, uma parceria com o Hospital Pediátrico de Coimbra que funciona nessas instalações de segunda-feira a sexta-feira, o Projecto-piloto de Apoio ao Luto, que é uma resposta em funcionamento desde Dezembro de 2022, em parceria com a Universidade de Coimbra, com o apoio do Hospital Pediátrico de Coimbra, com sessões mensais no Jardim Botânico, e o Projecto “CaliSense”.

É na sequência do Projecto “CaliSense” que a Associação Calioásis convidou o Município para parceiro, como investidor social. “CaliSense” é estruturado com base no apuramento das melhores práticas do projecto-piloto, que decorreu entre Dezembro de 2021 e Junho de 2023, e das necessidades auscultadas junto da Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos Pediátricos da região centro. Visa contribuir para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida das crianças e jovens em tratamento oncológico, e suas famílias, pretendendo diminuir o isolamento social e sequelas emocionais.