Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Executivo de Coimbra ratifica compromisso de valorização da economia circular

6 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Executivo de Coimbra ratifica compromisso de valorização da economia circular

O “Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro”, subscrito pelo Município de Coimbra e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, vai ser ratificado, na reunião de Executivo de segunda-feira, dia 8 de Janeiro. A Câmara Municipal (CM) compromete-se, neste quadro, a desenvolver duas acções – valorização de bio resíduos do canal Horeca e a promoção da IA ao serviço da recolha de resíduos urbano – em linha com a Agenda 2030.

A 28 de Novembro de 2023, o Município de Coimbra subscreveu o “Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro”, formalizado durante uma cerimónia, promovida pela CCDRC. Esta é a segunda edição do “Pacto”, que vigora de 15 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2025, e tem como objectivo o comprometimento dos municípios no desenvolvimento de acções para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro.

A CM de Coimbra compromete-se com duas acções. A primeira, a valorização de biorresíduos do canal Horeca, que será medida pelo indicador de taxa de operadores servidos pela recolha de biorresíduos e terá como meta o envolvimento de 100% da restauração da Baixa e da Alta de Coimbra. Esta ação enquadra-se na estratégia da economia circular de valorização de subprodutos e resíduos e sensibilização e envolvimento social. A segunda ação prende-se com a promoção da IA ao serviço da recolha de resíduos urbanos, que será medida pelo indicador de percentagem de contentores de recolha de resíduos identificados, georreferenciados, e terá como meta atingir 100% da rede urbana de contentores. Esta ação enquadra-se na estratégia de produção “limpa”/ecoeficiência e sensibilização e envolvimento social.

Tal como explana a proposta, o Município de Coimbra está empenhado na promoção de estratégias em linha com as União Europeia e de Portugal, na área da Economia Circular e da mitigação e adaptação às alterações climáticas, alinhadas com o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030.