Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vence concurso “A Nossa Mesa”

28 de Julho 2020 Jornal Campeão: Ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vence concurso “A Nossa Mesa”

Marcos Magalhães, ex-aluno de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e actual “chef” executivo da Yasashii e da Cervejaria Almedina, venceu, no dia 25 de Julho, a edição 2020 de “A Nossa Mesa – Concurso Bacalhau da Islândia”.

Aberto à participação do público em geral (a residentes em Portugal e maiores de 18 anos) esta é uma competição nacional, criada pela Lugrade e pela “Promote Iceland”, onde os participantes são desafiados a apresentar novas propostas de receitas de bacalhau salgado seco da Islândia.

Procurando modelos tradicionais ou complementares de uso dos produtos, técnicas e equipamentos para a confecção e apresentação dos trabalhos a concurso, o bacalhau da Islândia é o elemento‐chave das iguarias a apresentar. Ademais, o concurso preocupa-se com as questões da sustentabilidade, patente através da valorização das receitas com aproveitamento integral de todas as partes do bacalhau.

Entre os seis finalistas, estavam Marcos Magalhães, antigo aluno de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Wendel Malnacic e Diogo Santos, actuais alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha desta escola.

Realizado na unidade de produção da Lugrade, em Torre de Vilela, Coimbra, o concurso contou, entre os jurados, com o “chef” embaixador da Lugrade e do Restaurante Mesa de Lemos e Diogo Rocha, igualmente antigo aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A demolha do bacalhau; ‘mise en place’; técnica e habilidade profissional; higiene e método de trabalho; apresentação; sabor; criatividade e inovação do prato acabaram por ditar o grande vencedor deste concurso, Marcos Magalhães, organizado em torno do bacalhau.