Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Evento promovido pela APBC convida a saborear Coimbra da Alta à Baixa

21 de Julho 2020 Jornal Campeão: Evento promovido pela APBC convida a saborear Coimbra da Alta à Baixa

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), com o apoio da União de Freguesias de Coimbra, lança o repto de conhecer a Alta e a Baixa da cidade, enquanto se petisca em alguns estabelecimentos emblemáticos, entre as 18h00 e as 23h00 horas, dos dias 23 e 24 de Julho.

Com um nome sugestivo, “Petiscos & Rabiscos” além de abarcar a gastronomia e a ilustração no seu programa, reúne também a música e a dança.

Disponíveis em qualquer um dos 16 estabelecimentos aderentes, cada bilhete tem o valor de 16 euros, que dá o direito aos participantes de provarem um petisco em cada local.

De acordo com Assunção Ataíde, presidente da APBC, o objectivo do evento é “desenvolver uma coesão entre comerciantes” e “associar a arte à gastronomia”.

Com uma “adesão entusiástica”, esta acção respeitará todas as normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde, sublinha a dirigente da Associação.

A presença da ilustração no evento vai ser assegurada por Élia Ramalho, através de seis telas, com uma base azul, cor muito presente na sua arte e que “representa, também, o rio”, distribuídas pelos diversos locais, podendo os visitantes participar nas pinturas.

O grupo Tribo da Dança, sediado em Coimbra, no Centro Norton de Matos e constituído por cerca de 160 elementos, vai estar distribuído pelos diversos locais, interpretando danças afro-latinas.

João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, realça a importância desta iniciativa ajudar o comércio e “voltar as pessoas para o rio”, que muitas vezes é esquecido.

Face à pandemia e na sequência do “Festival das Sopas” a iniciativa pretende trazer clientes a estes estabelecimentos que estiveram parados durante a fase aguda da pandemia, ajudando-os a recuperar economias.

“Petiscos & Rabiscos” conta com a participação do Café Couraça, Maria Rio, Vinharia da Sé, Arcada Comes e Bebes, Fangas Maior, Medina, Muralha – Ginginha Point, Cervejaria Almedina, Taberna Laura, Pastelaria Briosa, Café Restaurante Nicola, Café Central, Yasashii, Pastelaria Visconde, Sete Restaurante e Café Santa Cruz.