Coimbra  1 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Evento For1C adiado para Junho devido ao coronavírus

9 de Março 2020 Jornal Campeão: Evento For1C adiado para Junho devido ao coronavírus

Um dos eventos em destaques da candidatura de Coimbra a “Capital Europeia da Cultura 2027” – o “FOR1C – Cidades Capital” – e que se deveria realizar a 13 e 14 de Março, foi adiado para 26 e 27 de Junho como medida de prevenção devido ao coronavírus.

A informação do adiamento da segunda edição do “FOR1C” foi confirmada, esta tarde pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, no decorrer da reunião de Executivo, “tendo em consideração os riscos de propagação do coronavírus (COVID-19), e em alinhamento com as orientações do Governo e da Direcção-Geral da Saúde”.

O evento foi, assim, reagendado para os dias 26 e 27 de Junho.

Esta segunda edição do “FOR1C” trata-se de uma iniciativa nunca antes realizada, no âmbito do projecto “Capital Europeia da Cultura”, e visa a partilha de experiências e troca de ideias entre as 11 cidades europeias, de 11 países, que entre 2020 e 2024 serão capitais da cultura.

Organizada pelo grupo de trabalho da candidatura de “Coimbra a Capital Europeia da Cultura”, o evento foi de imediato bem recebido pelos vários agentes culturais das cidades que irão ter o título nos próximos quatro anos.

Estava previsto para decorrer no Convento São Francisco, em Coimbra, na sexta-feira (13) e sábado (14), sendo que o primeiro dia seria “à porta fechada” e com os agentes culturais das cidades capitais da Cultura; já o segundo dia seria totalmente aberto à população.

O encontro, que deverá então ser reagendado para Junho, “permitirá a recolha da experiência dessas cidades, quer ao nível da preparação das respectivas candidaturas quer ao nível da sua implementação”, explicou Luís de Matos, coordenador do grupo de trabalho, adiantando que será “um ponto de encontro de culturas e experiências, momento de debate e de partilha, e um contributo inestimável para a candidatura de Coimbra”.