Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Europeu de Juniores e Sub-23 já tem cerca de 30 países confirmados

9 de Junho 2023 Jornal Campeão: Europeu de Juniores e Sub-23 já tem cerca de 30 países confirmados

Entre os dias 27 e 31 de Julho, o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho receberá o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23. A competição internacional de canoagem contará com a participação de cerca de 30 países confirmados até o momento. Além disso, em 2023, o CAR sediará simultaneamente o Europeu de Paracanoagem.

Após onze anos, o CAR de Montemor-o-Velho volta a receber o Campeonato da Europa de Velocidade, após a Federação Portuguesa de Canoagem ter aceitado um pedido da Federação Eslovaca para trocar a organização do evento de 2024 para 2023. A mudança ocorreu devido ao atraso na construção da pista na Eslováquia, que não estaria finalizada este ano.

Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, expressou satisfação com os níveis de participação dos países confirmados, considerando que o campeonato ocorre após o Campeonato Mundial, que acontecerá em Auronzo, na Itália, de 6 a 9 de Julho. No entanto, ele ressaltou algumas preocupações devido aos custos elevados de transporte e alojamento, especialmente por serem próximos à Jornada Mundial da Juventude.

Vítor Félix destacou a qualidade dos atletas portugueses, especialmente a geração brilhante de juniores e sub-23, evidenciada pelas medalhas conquistadas em 2022. Nomes como Beatriz Fernandes, Gustavo Gonçalves, Pedro Casinha e João Duarte foram mencionados como destaques da equipa.

Além disso, Vítor Félix mencionou os avanços na construção da nova torre de chegada do CAR de Montemor-o-Velho, destacando a importância da estrutura para a organização do evento e para os árbitros. A construção da torre de chegada proporcionará melhores condições de trabalho e eliminará a necessidade de montagem de tendas e contentores, como ocorria em edições anteriores.

Como país organizador, a Federação Portuguesa de Canoagem tem como objectivos garantir uma excelente organização do evento e superar os resultados desportivos das edições anteriores. Vítor Félix expressou confiança na experiência acumulada pela organização e na expectativa de que o evento seja um enorme sucesso. Portugal tem sido palco de diversos eventos internacionais de canoagem, desde o primeiro evento internacional de velocidade realizado no país em 2012, incluindo Copas do Mundo, Campeonatos da Europa e do Mundo em diferentes categorias.