Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Europe Direct da Região de Coimbra lança campanha “Cohesion Funds 4Teens”

3 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Europe Direct da Região de Coimbra lança campanha “Cohesion Funds 4Teens”

O Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra (CIED RC) vai lançar a campanha “Cohesion Funds 4Teens”, composta por acções informativas para as escolas e por um concurso de fotografia/vídeo, que integra o projecto “A política de Coesão para Jovens” (cofinanciado pela DG Regio e União Europeia), e visa promover a cultura da cidadania activa e sensibilizar os alunos das escolas da Região de Coimbra para a Política de Coesão.

No dia-a-dia os jovens lidam com diversos projectos financiados pela União Europeia sem dar conta dos mesmos, desde a rede Wi-Fi que permite aceder em qualquer jardim municipal, às redes sociais e até aos cursos de formação que frequentam nas escolas.

Através de sessões online ou presenciais, o Europe Direct da Região de Coimbra pretende dar a conhecer o que é a Política de Coesão, qual a sua finalidade e principais fundos. Para isso, conta com a participação, através de testemunhos, de Elisa Ferreira, comissária Europeia; Ana Abrunhosa, ministra da Coesão; Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia; e Isabel Damasceno, presidente da CCDRC.

O concurso “Cohesion Funds 4Teens” desafia assim os jovens, entre 14 e 25  anos, a criarem um vídeo ou tirar uma fotografia, que tenham como tema central projectos cofinanciados pela Política de Coesão da União Europeia na Região de Coimbra.

Os objectivos do concurso passam por sensibilizar a população, em especial os jovens, para a importância da Política de Coesão da União Europeia enquanto instrumento de aproximação entre Europa e cada um dos cidadãos; incentivar e estimular a criatividade e a inovação dos jovens através das redes sociais, enfatizando a pertinência do tema abordado; reforçar a coesão económica, social e territorial juntos dos jovens, promovendo a valorização da imagem criativa da Região de Coimbra; e fomentar a partilha de experiências e conhecimentos entre os participantes.

As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/2HWmcLu e os interessados podem obter mais informações em https://bit.ly/366TzDA.