Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Eurodeputada de Coimbra questiona Lagarde sobre dívidas públicas

4 de Setembro 2019

Lídia Pereira, eurodeputada natural de Coimbra e eleita pelo PSD, questionou, hoje, Chirstine Lagarde no Parlamento Europeu.

A pergunta foi sobre se os países da zona euro que possuem dívidas públicas elevadas, como é o caso de Portugal, estão a fazer o necessário para aproveitar o clima favorável resultante da combinação da descida das taxas de juro com a compra de activos.

Lagarde está indigitada pelo Conselho Europeu para suceder a Mario Draghi enquanto presidente do Banco Central Europeu e a nomeação deverá ser confirmada até ao final de Outubro.

Em resposta à eurodeputada social-democrata, Lagarde recordou a frase que proferiu em Lisboa, em Março passado, que “é preciso reparar o telhado enquanto o sol brilha”, referindo que, “infelizmente, muitos países ficam apenas pelos discursos e não adoptam realmente medidas”.

Chirstine Lagarde alertou para ameaças resultantes de factores externos, como o “comércio internacional, o brexit, riscos geopolíticos e as alterações climáticas, que exigem medidas no curto-prazo”.

Lídia Pereira revelou-se preocupada com o papel do Euro enquanto moeda de reserva da Libra, uma criptomoeda da iniciativa de várias empresas tecnológicas, e questionou Lagarde sobre “qual a sua posição sobre o equilíbrio necessário entre a estabilidade do sistema e o incentivo à inovação nos serviços financeiros”.

A ainda presidente do Fundo Monetário Internacional sinalizou a importância da questão e referiu que os “governadores dos bancos centrais não podem fechar os olhos e fazer de conta que as coisas vão ficar iguais para sempre”, mas que é necessário, “por um lado, manter a estabilidade financeira e assegurar a protecção dos consumidores e investidores e, em segundo lugar, que exista margem para a inovação”.

Lagarde terminou referindo que até mesmo os próprios bancos centrais podem vir a ser criadores de moedas virtuais e que essa é uma questão importante para futuro.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com