Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudantes lançam petição pela suspensão de exames nacionais

8 de Abril 2020 Jornal Campeão: Estudantes lançam petição pela suspensão de exames nacionais

Estudantes do ensino secundário lançaram uma petição a apelar à suspensão dos exames nacionais, depois das suas escolas terem sido encerradas como medida de protecção face ao surto de covid-19.

Mais de três mil pessoas já assinaram a petição pública criada pelas associações de estudantes da Escola Secundária de Camões, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e Escola Secundária da Ramada, todas elas situadas em Lisboa. Na petição, dirigida ao Primeiro Ministro e ao Ministro da Educação, os alunos clamam por uma “avaliação credível, justa e igual para todos” e pedem que as notas do final do ano sejam as do 2.º período.

“Para uma situação excepcional, medidas excepcionais”, pode ler-se no texto da petição, que sublinha ainda as dificuldades no ensino à distância levantadas por vários estudantes, nomeadamente, no que diz respeito à falta de acesso à Internet e a equipamentos técnicos por parte de alguns alunos.

Relativamente aos exames nacionais, estes jovens defendem que “devem ser suspensos uma vez que não estão asseguradas as condições mínimas aceitáveis para uma avaliação deste género, tranquilidade, estabilidade, bem como a universalidade de acesso ao conhecimento na fase final do ano lectivo”.

Desde o passado dia 16 de Março que cerca de dois milhões de alunos estão a ter aulas à distância em consequência de uma medida preventiva face ao surto pandémico de covid-19. Esta terça-feira (7), o Primeiro Ministro, António Costa, terá revelado que ainda não existem condições para reabrir as escolas.