Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudantes de Coimbra querem combater o isolamento dos mais velhos

23 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Estudantes de Coimbra querem combater o isolamento dos mais velhos

A Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) assinaram, ontem (22), no edifício-sede da AAC, o protocolo de colaboração “Abraço de Gerações”.

Este é um novo projecto conjunto que possibilitará que os estudantes de Coimbra possam acompanhar idosos em situações de isolamento, auxiliando-os nas tarefas do dia-a-dia e promovendo novas experiências lúdicas e sociais aos estudantes e idosos.

O presidente da Associação Académica de Coimbra, João Assunção, afirma queEste projecto vai combater o isolamento dos idosos que tem vindo a ser agravado pela pandemia, oferecendo um quotidiano diferente, canalizando todo o trabalho intenso que se faz na academia em termos culturais, desportivos e de intervenção cívica para a vida destes cidadãos”. Além disso, o líder estudantil refere que “estamos também seguros de que esta experiência possibilitará aos estudantes um crescimento cívico fundamental e que daqui sairão histórias belíssimas de amizade entre gerações”.

Além da possibilidade de acompanhamento do dia-a-dia dos idosos, o projecto possibilitará, também, que estudantes deslocados e em situação de carência económica possam coabitar com idosos que vivam sozinhos, de forma gratuita. Esta possibilidade estará dependente da avaliação da situação psicológica e económica dos interessados e merecerá uma monitorização profissional contínua. “Este abraço de gerações irá intervir no núcleo mais fundamental da vida dos estudantes e idosos. Juntaremos pessoas que, apesar de não serem familiares, levarão esta interação para o resto das suas vidas e terão para sempre uma amizade profunda na cidade de Coimbra”, conclui João Assunção.