Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudantes da ESEnfC vencem fase regional do Poliempreende

21 de Julho 2021 Jornal Campeão: Estudantes da ESEnfC vencem fase regional do Poliempreende

Duas estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) venceram a fase regional do Poloempreende com produto para prevenção de lesões provocadas por dispositivos médicos corto-perfurantes.

Intitulado “Safecontainer”, o projecto classificado em primeiro lugar – gizado pelas estudantes de enfermagem da ESEnfC, Raquel Lopes e Soraia Brazão da Costa, que contaram com a colaboração da professora Rosa Melo, enquanto tutora –, vai receber o prémio regional monetário de dois mil euros, que ajudará a iniciar a implementação empresarial deste produto. Tem, ainda, a oferta, pela empresa especializada em propriedade intelectual, J. Pereira da Cruz, do registo da marca e da patente.

Os projectos classificados em segundo e em terceiro lugar nesta fase regional do Poliemprende realizada na ESEnfC recebem, respectivamente, mil e quinhentos e mil euros.

Ao quarto projecto submetido a concurso no presente ano lectivo, o júri atribuiu uma menção honrosa, à qual acresce – oferta da Vygon Portugal – a inscrição no 4.º Congresso Internacional IACS 2021, evento online a decorrer de 27 a 29 de Outubro.

Os prémios regionais (dois mil, mil e quinhentos e mil euros) são suportados pela ESEnfC e pelo Banco Santander.

Estes quatro projectos de ideias de negócio, que envolveram a participação de 13 estudantes do ensino superior e cinco docentes da ESEnfC, foram apreciados, ontem (dia 20), por um júri constituído por Fernando Dias Henriques (vice-presidente da ESEnfC), Nuno Barbosa (Vygon Portugal), Lourdes Carvalho Simões (Banco Santander), Hugo Raimundo (enfermeiro director do Hospital da Luz Coimbra) e Rui Gomes (J. Pereira da Cruz).

Em Setembro de 2021, o projecto vencedor na ESEnfC vai concorrer com os principais projectos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final do Concurso Nacional Poliempreende, a decorrer em Santarém.

O Poliempreende é um concurso de ideias e planos de negócios que visa promover a cultura empreendedora no seio de instituições de ensino superior politécnico, fomentando a criação de empresas baseadas no conhecimento e, assim, contribuindo para o desenvolvimento regional.