Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudantes da Escola da Saúde de Coimbra semifinalistas em prémio de criatividade

28 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Estudantes da Escola da Saúde de Coimbra semifinalistas em prémio de criatividade

A “Dynamic Pillow”, uma almofada anti-escaras para cadeira de rodas manual projectada por estudantes de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), é uma das ideias de negócio semifinalistas do ‘Angelini University Award!’.

Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor e o galardão, cujos vencedores serão anunciados a 19 de Novembro, premeia a criatividade e empreendedorismo dos alunos do ensino superior da área da Saúde.

Concebida para melhorar a qualidade de vida da população envelhecida e dependente de um cuidador, a “Dynamic Pillow” permitirá aliviar as zonas de pressão, promovendo um melhor controlo de postura e ajudando a minimizar a dor.

A almofada idealizada pelos estudantes da ESTeSC integra um sistema eléctrico alimentado por uma bateria recarregável, que permite três movimentos – elevação, inclinação anterior e oscilação lateral – auxiliando no levante e nas transferências das pessoas em cadeiras de rodas.

A ideia foi desenvolvida em contexto académico, por quatro estudantes da licenciatura em Fisioterapia da ESTeSC: Ana Souto, Hugo Ribeiro, Inês Ângelo e Joana Sousa.

Para os jovens, vencer o ‘Angelini University Award!’, que atribui prémios de 5 000 e 2 500 euros para o 1.º e 2.º classificados, respectivamente, seria “uma ajuda para conseguir registar a patente e, eventualmente, iniciar com o desenvolvimento de protótipo”.

Além dos prémios de júri, a 11.ª edição do ‘Angelini University Award! atribuirá, ainda, uma menção honrosa às ideias mais votadas pelo público, de entre os 15 semifinalistas que ainda se encontram a concurso.

A votação está aberta até 18 de novembro, em https://aua.pt/pt/votacao-publico/.