Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudante da Universidade de Coimbra recebe “Prémio ABB” pelo seu trabalho de mestrado

14 de Junho 2024 Jornal Campeão: Estudante da Universidade de Coimbra recebe “Prémio ABB” pelo seu trabalho de mestrado

Pedro Miguel Correia Ferreira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), será agraciado com o “Prémio ABB” do ano lectivo 2022/2023, concedido pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB), em reconhecimento pelo seu destacado trabalho na tese de mestrado. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 19 de Junho, quarta-feira, pelas 12h00, na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Pólo II da Universidade de Coimbra.

Pedro Ferreira, que integra o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC), desenvolveu a sua tese intitulada “Unsupervised Vehicle Fingerprint Segmentation”, obtendo a classificação final de 19 valores. O trabalho foi orientado por Jorge Batista, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR).

Durante o seu percurso de mestrado, Pedro Ferreira focou-se em criar soluções supervisionadas e não supervisionadas baseadas em aprendizagem profunda para a detecção e segmentação de características intrínsecas a veículos, conhecidas como “Vehicle’s Fingerprints”. Estes elementos discriminantes incluem anomalias, dísticos, elementos publicitários e outros componentes que não fazem parte da imagem canónica do veículo.

Este projecto foi realizado no âmbito de uma parceria de Investigação e Desenvolvimento (I&D) entre o Instituto de Sistemas e Robótica e a AtoBe, Mobility Technology, S.A., com o objectivo de aprimorar os processos de (re) identificação de veículos e a cobrança automática de portagens.

O “Prémio ABB” é atribuído anualmente ao estudante do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha alcançado a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida em áreas de actuação da ABB, como Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Accionamentos/Variação de velocidade. Este prémio, no valor de mil euros, inclui ainda a oportunidade de realizar um estágio remunerado na empresa.