Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudante da UC que criou alternativa às lombas venceu novo prémio

26 de Junho 2017 Jornal Campeão: Estudante da UC que criou alternativa às lombas venceu novo prémio

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi um dos três vencedores da competição “ClimateLaunchpad”, que decorreu no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Uma vez mais, o aluno apresentou a ideia tecnológica “PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor”, uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Este sistema permite, também, produzir energia eléctrica pela passagem dos veículos e fazer contagens de tráfego.

Este é, assim, o terceiro prémio de Francisco Duarte, obtido com o projecto “PAVNEXT”, depois de ter conquistado o ‘Big Smart Cities’ Coimbra, em Maio, e a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, em 2016.

O sistema “PAVNEXT” consiste num “equipamento para aplicação em pavimentos rodoviários que possibilita a redução de forma activa da velocidade de circulação dos veículos através da extracção da sua energia cinética, com um impacto mínimo sobre os veículos, ao contrário das LRV”. O equipamento pode ser colocado em vários locais, como em trechos de estrada que antecedem as passagens para peões e as intersecções (cruzamentos e rotundas); trechos de estrada com elevada exposição ao tráfego, especialmente zonas com ocupação lateral residencial, escolar ou hospitalar; ou outros trechos de estrada onde se pretenda controlar de forma eficaz a velocidade de circulação.

A competição em que foi um dos vencedores, a “ClimateLaunchpad”, é uma das maiores a nível mundial no campo das ideias de negócio amigas do ambiente (http://climatelaunchpad.org/). O “Climate-KIC” pretende criar oportunidades para os empreendedores enfrentarem a mudança climática no mundo, sendo financiado através do European Institute of Innovation and Technology (EU). Já em Portugal, a competição é promovida pelo UPTEC e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Os três vencedores da competição nacional vão representar Portugal na final europeia, que terá lugar, nos dias 17 e 18 de Outubro, no Chipre, e que vai atribuir 10 000 euros ao primeiro classificado, 5 000 ao segundo lugar, e 2 500 euros ao terceiro classificado.

Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento intitulada “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, sob a orientação do docente Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O aluno é também membro da equipa de investigação do projecto “PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions”, coordenado por Adelino Ferreira e co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).