Coimbra  26 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030 está em consulta pública

22 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030 está em consulta pública

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) elaborou e submeteu à auscultação pública a Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030.

Este é um documento que visa definir a Estratégia Regional de Cultura no horizonte de dez anos (2020-2030), tendo como referentes um conjunto de reflexões teóricas e conceptuais sobre o papel da Cultura e das políticas culturais no desenvolvimento dos territórios e o diagnóstico realizado pela DRCC no contexto do estudo “Cultura no pós-Centro 2020”. 

A Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030 procura estabelecer uma Visão para o território partindo da relação “Cultura – Criatividade – Resiliência dos Territórios”, assim como consubstanciar as legítimas ambições da Região no que às suas políticas culturais diz respeito e potenciar os recursos endógenos que se identificam objectivamente como activos específicos da Região.

O documento propõe, simultaneamente, “respostas aos constrangimentos estruturais que até ao momento não foram plenamente solucionados do ponto de vista cultural e que exigem uma intervenção adequada para aproximar a região às grandes apostas e metas nacionais e europeias no domínio da Cultura e da Criatividade”.

Tanto a Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030 como o Estudo Cultura no pós-Centro 2020, foram apresentados publicamente no dia 18 de Dezembro e estão disponíveis no site da DRCC para consulta e download.

Até dia 31 de Janeiro 2021, a Estratégia Regional de Cultura do Centro 2030, está disponível para auscultação pública, sendo solicitado a todos os interessados, (pessoas individuais, agentes culturais, entidades, entre outros) que deixem os seus contributos no formulário, que pode ser acedido no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXf-uOHUWUy97sK3yf_8j0l5fHpQWFQwbNXIN4ASaFDDnOAg/viewform.