Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTGOH revela que portugueses estimam gastar em média 212 euros no Natal

26 de Outubro 2021 Jornal Campeão: ESTGOH revela que portugueses estimam gastar em média 212 euros no Natal

Um estudo realizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTOGH) revelou que cada residente em Portugal prevê gastar, em média, 212 euros em presentes de Natal.

Os resultados sugerem que 39% prevê gastar um valor inferior a 100 euros em compras de Natal.

Em relação ao ano anterior, 59% dos residentes em Portugal estima gastar o mesmo. Daqueles que estimam gastar mais, 43% revela que deseja oferecer presentes a um maior número de pessoas em comparação com o ano anterior.

Os resultados do estudo indicam que 50% da amostra revelou que se irá inspirar nos produtos disponibilizados em lojas físicas como fonte de ideias. Virtualmente, 28% indicou que irá procurar por ideias em websites, com preferência para sítios virtuais com uma ou mais lojas físicas.

No que concerne à escolha dos presentes, o top cinco mais referido é roupa (19%), perfumes/cosméticos (9%), jogos educacionais (7%), acessórios de moda (7%) e jogos de construção (6%).

Segundo a ESTGOH, 40% dos residentes em Portugal tem a intenção de realizar as compras na primeira quinzena de Dezembro. Dos que preferem antecipar as compras, 27% indicou que o fará para evitar filas e lojas cheias.

Da amostra, 85% indicou a sua preferência para adquirir os presentes em lojas físicas devido à vantagem de poder ver fisicamente o produto. Destes, 76% refere que a preferência passa por comprar os presentes em centros comerciais.

A recolha de dados ocorreu durante o período de um a 18 de Outubro e baseou-se em 425 respostas de residentes em Portugal com idades entre os 18 e os 72 anos. Da amostra, 64% dos inquiridos é do sexo feminino.