Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTGOH revela que investimento em programas de gestão ambiental traz benefícios

24 de Janeiro 2023 Jornal Campeão: ESTGOH revela que investimento em programas de gestão ambiental traz benefícios

Um estudo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), realizado com gestores de Unidades de Alojamento, revelou que o investimento em programas de gestão ambiental tem benefícios económicos e aumenta a satisfação do cliente.

O estudo, que teve o apoio da Portugal Green Travel e do Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental, do Instituto Politécnico de Coimbra, sugere que o investimento é rentável a vários níveis, como na melhoria da imagem e reputação do alojamento, melhoria da experiência do cliente e aumento da procura.

Os gestores valorizam e reconhecem a importância da adopção de práticas ambientalmente sustentáveis para a sustentabilidade financeira. 77,9% consideram que um alojamento ambientalmente sustentável é importante ou muito importante, no âmbito da sua actividade.

Segundo Ana Beatriz Sousa, aluna da ESTGOH e uma das autoras da investigação, “este estudo confirma o que já sabíamos: que o investimento em programas de gestão ambiental é rentável a vários níveis e que é importante que as Unidades de Alojamento continuem a investir nestas práticas para garantir um futuro mais sustentável”.

Os resultados deste estudo são uma chamada de atenção para as Unidades de Alojamento a investir em práticas ambientalmente sustentáveis e a sensibilizar os clientes para esta questão.

A indústria deve liderar o caminho na luta contra as mudanças climáticas e preservação do meio ambiente.

Os dados para este estudo foram recolhidos entre 28 de Outubro a 13 de Novembro de 2022.