Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTeSC vai debater a tecnologia nos cuidados de saúde primários

3 de Outubro 2018

Um dos eventos de referência promovido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), o “Annual Meeting”, vai mudar de conceito no próximo ano, aliando o debate politico-profissional à discussão científica.

O encontro, que se realiza desde 2013, vai ter lugar a 05 e 06 de Abril de 2019, sob a temática “ Cuidados de Saúde Primários: desafios e oportunidades”, focando-se no papel das profissões das áreas das tecnologias da saúde neste tipo de cuidados. “Muitas destas profissões intervêm a um nível precoce”, mas há ainda “falta de debate e comunicação interprofissional”, afirmou o presidente da ESTeSC, João José Joaquim, na sessão de apresentação do evento. Também “entre os nossos deputados há ainda um desconhecimento” acerca do papel destes profissionais, acrescentou.

“O objectivo passa por trazer novos públicos à instituição, nomeadamente profissionais das áreas da saúde e investigadores nacionais e internacionais”, revela a instituição.

O “Annual Meeting” pretende, por isso, “lançar uma reflexão multidisciplinar” sobre o papel das tecnologias da saúde nos cuidados de saúde primários, envolvendo “figuras nacionais e internacionais” nesta discussão, explicou João José Joaquim.

O primeiro dia de trabalhos ficará reservado para o debate científico, enquanto que, no segundo dia, se discutirão questões político-profissionais.

Pelo evento irão passar Graça Freitas (da Direcção-Geral da Saúde); João Pimentel (Administração Regional de Saúde do Centro); Fernando Almeida (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge); Fernando Schmitt (IPATIMUP) e, também, Henrique Botelho, coordenador nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Primários, entre outros nomes ainda não confirmados.

A ideia é poder “repensar o modelo de CSP em vigor e o contributo que os profissionais das tecnologias da saúde poderão acrescentar, na salvaguarda dos interesses do doente”, salienta a ESTeSC.

Outra das novidades é o facto de que, pela primeira vez, os trabalhos de investigação aceites no âmbito do “Annual Meeting” serão publicados numa revista científica com impacto, a “European Journal of Public Health”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com