Coimbra  18 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTESC promove acção de sensibilização no Dia Mundial da Fisioterapia

7 de Setembro 2017

Amanhã (08) celebra-se o Dia Mundial da Fisioterapia, uma efeméride que a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) vai comemorar com diversas actividades, abertas à população, no Parque Verde, junto à ponte pedonal.

Uma equipa de docentes, fisioterapeutas e alunos de Fisioterapia da Escola vão estar presentes, a partir das 09h30, na margem direita do Parque Verde, para sensibilizar e dinamizar várias actividades ligadas ao exercício físico, já que o lema deste ano do Dia Mundial é “Actividade Física para a vida”.

Do programa consta uma sessão de fisioterapia em grupo para promover o exercício e a actividade física, sessões de aconselhamento e educação para um envelhecimento activo e saudável, distribuição de manuais para promover a saúde e prevenir quedas e fracturas e marcações de rastreios de avaliação da força e do equilíbrio, a realizar na Physio Mondego, na “Baixa” da cidade, no âmbito do projecto “FallSensing”.

Anabela Correia Martins, docente da ESTeSC, que integra a organização do evento, explica “estima-se que cerca de 26 por cento dos adultos não são suficientemente activos, pelo que é importante estimular a prática de actividade física junto deste grupo populacional”.

A docente realça que a actividade física “melhora a força muscular e o equilíbrio, reduzindo o risco de queda”, e tem vários outros benefícios, como a promoção da interacção social e o divertimento, a redução do stress, ansiedade e depressão e ainda a melhoria da função respiratória.

Neste Dia Mundial da Fisioterapia pretende-se “salientar o papel do fisioterapeuta na integração

da prática de actividade física nas rotinas do dia-a-dia de cada um, através do aconselhamento e

treino de programas de exercício que melhor respondam às suas necessidades específicas”, adianta a ESTeSC.

Os fisioterapeutas são profissionais especializados que avaliam, previnem, tratam e reabilitam um

grande número de condições, como por exemplo doenças das articulações, fracturas, lesões desportivas, cancro, incontinência urinária, doenças neurológicas, sequelas após cirurgias, condições cardiovasculares e respiratórias, problemas de equilíbrio, quedas, entre outras.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, destina-se à população com 50 ou mais anos e é totalmente gratuita, requerendo, apenas inscrição através do telefone 969 281 915.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com