Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTeSC lança pós-graduação pioneira em Electroencefalografia

13 de Novembro 2020 Jornal Campeão: ESTeSC lança pós-graduação pioneira em Electroencefalografia

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra vai lançar, em Janeiro, a primeira pós-graduação portuguesa em Electroencefalografia, direccionada para Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica na área da Neurofisiologia e para Médicos. O curso funcionará em regime online, contando com um quadro docente de especialistas nacionais e duas personalidades internacionais de renome mundial.

“A pós-graduação em Electroencefalografia (EEG) é inédita e, por isso, a ESTeSC será pioneira, tal como o foi com a licenciatura em Fisiologia Clínica em 2014”, assume o docente coordenador do curso, Daniel Filipe Borges, explicando que a única formação pós-graduada na área actualmente existente está “reservada aos médicos especialistas que optem por frequentar o Ciclo de Estudos Especiais em Neurofisiologia, tutelado pela Ordem dos Médicos”.

O curso da ESTeSC é direccionado para profissionais com formação em Medicina, mas também em Neurofisiologia ou Fisiologia Clínica que pretendam desenvolver ou renovar os conhecimentos em electroencefalografia clínica. O objectivo passa, precisamente, por trabalhar numa lógica de “equipa e complementaridade”, na actualização e melhoria da prática clínica diária, explica Daniel Filipe Borges. De cariz prático, a pós-graduação abordará “de forma exaustiva, mas sintéctica”, todas as áreas da EEG, “incluindo as noções mais básicas de aquisição de sinal bioeléctrico cerebral e fundamentos de neurofisiologia e neuroanatomia aplicada, aos padrões normais, variantes e patológicos de EEG e a sua correlação com doenças neurológicas e sistémicas”, acrescenta.

O corpo docente do curso integra – além dos docentes da ESTeSC – 28 médicos especialistas (neurologistas e pediatras) e com subespecialidade (neurofisiologia clínica e neuropediatria) que exercem em 17 diferentes instituições hospitalares nacionais. A estes, juntam-se os professores Ley Sander, da University College London (Inglaterra), e Sándor Beniczky, da Aarhus University (Dinamarca), oradores dos webinar de abertura e encerramento, respectivamente (ambos de acesso ao público em geral).

Esta iniciativa conta com o apoio e patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Sociedade Portuguesa de Neurofisiologia Clínica e Medicina do Sono, cujos respectivos presidentes “foram inexcedíveis em todo este processo sinérgico, desde o desígnio à actual implementação”, refere Daniel Filipe Borges.

As aulas da pós-graduação em EEG têm início a 16 Janeiro de 2021, e decorrerão aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 – 17h00.

As candidaturas estão abertas até 04 de Dezembro, em www.estescoimbra.pt.