Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTeSC-IPC lança primeiro curso em Protecção e Segurança Radiológica em Portugal

14 de Outubro 2021 Jornal Campeão: ESTeSC-IPC lança primeiro curso em Protecção e Segurança Radiológica em Portugal

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai leccionar o primeiro curso português de Formação em Protecção e Segurança Radiológica.

Este curso surge no domínio das actividades médicas, direccionado para profissionais de Imagem Médica e Radioterapia e Medicina Dentária.

A formação – até aqui inexistente no país – foi aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Junho passado.

A conclusão, com aproveitamento, deste curso confere acesso ao nível dois de qualificação profissional em protecção radiológica e ao cargo de Responsável pela Protecção Radiológica, conforme a legislação.

“Quer os profissionais das áreas de Imagem Médica e Radioterapia, quer os de Medicina Dentária irão obter o certificado que lhes permitirá cumprir o requisito legal, à semelhança do que já existe em outros países europeus, e assim melhor promover as boas práticas de proteção radiológica” explica Joana Santos que, com Francisco Alves, coordena o curso.

Até aqui, “não existia, em Portugal, solução para este nível e esta área de formação”, acrescenta, realçando o carácter pioneiro da iniciativa.

Recorde-se que a Unidade Científico Pedagógica de Imagem Médica e Radioterapia da ESTeSC é, desde 2017, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como Centro Colaborador para a Protecção Radiológica e Saúde. Além de ter como missão a promoção do reforço da formação dos profissionais, conta com docentes com um vasto currículo e experiência na área da Protecção Radiológica.

Nesta primeira fase, a ESTeSC-IPC vai avançar com duas especializações do curso de Formação em Protecção e Segurança Radiológica: uma direccionada para licenciados em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia ou Radioterapia e outra para licenciados em Medicina Dentária, sendo os conteúdos programáticos ajustados à especificidade profissional de cada área.

As aulas têm início previsto para Novembro, em regime misto, decorrendo aos sábados. As candidaturas estão abertas até 22 de Outubro em www.estescoimbra.pt .