Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTeSC-IPC apoia recuperação respiratória de doentes pós-covid-19

25 de Junho 2021 Jornal Campeão: ESTeSC-IPC apoia recuperação respiratória de doentes pós-covid-19

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) associou-se à associação Inspiro para apoiar a recuperação de doentes com sequelas respiratórias decorrentes de infecção por covid-19. Docentes e estudantes estão a promover programas de fisioterapia respiratória online gratuitos, através da plataforma Teams.

“A covid-19 trouxe o desafio de uma monitorização e acompanhamento destes doentes, justificando uma avaliação e intervenção precoce sobre eventuais sequelas e ajudando na sua recuperação”, sublinha o presidente da ESTeSC-IPC, João José Joaquim, lembrando que a Escola “tem como missão promover a relação com a comunidade envolvente, transferindo competências e ferramentas que possam criar ganhos em Saúde para as populações”. É nesse contexto, e com o objectivo de garantir oportunidade de recuperação a todos os doentes com sequelas da infecção pelo vírus, que surge a colaboração, através da Unidade Científico-Pedagógica de Fisioterapia, com a associação Inspiro, explica.

Para já, a ESTeSC-IPC tem dois docentes e dois estudantes de Fisioterapia envolvidos no projecto, mas a expectativa é que o número de participantes seja alargado no arranque do próximo ano lectivo. A equipa desenvolve programas de reabilitação ao longo de oito semanas (com duas a três sessões semanais, de 45 minutos), com exercícios adequados às necessidades específicas dos participantes. Treino aeróbio, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e flexibilidade são algumas das componentes do plano, aberto a todos os interessados. Para solicitar apoio, basta preencher o formulário disponível no site do projecto (https://inspiro.pt/).

A iniciativa original partiu da Inspiro, associação nascida em tempos de pandemia para “assegurar que pessoas que tenham ficado com sequelas decorrentes da infecção por covid-19 encontrem atempada e gratuitamente oportunidades de recuperação”. Este tipo de trabalho deve ser realizado com a maior celeridade possível, uma vez que “o tempo é um factor primordial na recuperação dos músculos respiratórios”, alertam os responsáveis da associação.

A ESTeSC-IPC associou-se ao projecto no início de Junho. Além de garantir os programas de acompanhamento, a Escola vai trabalhar num estudo observacional, a realizar com todos os parceiros da Inspiro.