Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESTeSC adere ao projecto “Salva-Vidas” e recebe desfibrilhador

26 de Maio 2021 Jornal Campeão: ESTeSC adere ao projecto “Salva-Vidas” e recebe desfibrilhador

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) vai ter, a partir de Julho, capacidade de resposta para eventuais casos de paragem cardiorrespiratória ocorridos nas suas instalações.

Graças a um protocolo celebrado esta semana com a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Senilife, no âmbito do projecto “Salva-Vidas”, a Escola passará a dispor de um desfibrilhador automático externo e de uma equipa com cartão operacional e formação em Suporte Básico de Vida.

“A qualificação dos recursos humanos nesta área é muito importante”, assumiu o presidente da ESTeSC, João José Joaquim, aquando da assinatura do protocolo, lembrando que a comunidade escolar integra 1 500 pessoas, às quais se juntam frequentemente elementos externos, que participam nos eventos promovidos pela Escola. “Tendo capacidade para actuar, estamos preparados para ajudar a salvar vidas”, afirmou.

Salvar vidas é precisamente o mote da campanha pública de sensibilização para a morte súbita que a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a empresa Senilife estão a desenvolver a nível nacional, com o apoio do grupo Auchan. O projecto tem como objectivo equipar espaços com um fluxo significativo de pessoas, como é o caso da ESTeSC, com um kit salva-vidas, composto por formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação, desfibrilhador automático externo com reanimação de alta qualidade, licenciamento do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa e formação de primeiros socorros.