Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estátuas vivas animam ruas e praças da “Baixa” de Coimbra

10 de Agosto 2019

A “Baixa” de Coimbra recebe, hoje (10) a III Mostra de Estátuas Vivas, organizada pela Câmara Municipal.

São 50 artistas urbanos que vão recriar personagens da cultura e história nacionais, como D. Fernando e D. Leonor; Luís de Camões; Miguel Torga; Marquês de Pombal; D. Afonso Henriques; D. Sancho I; a Rainha Santa Isabel; e Carlos Seixas.

Mas pelo coração da cidade vão estar, também, várias outras personagens da tradição popular e do imaginário colectivo, como a Tricana, a Pipi das Meias Altas, o Minotauro, um guerreiro Árabe e um soldado Romano, uma gárgula e até uma representação da famosa série de televisão “Guerra dos Tronos”.

Esta é uma iniciativa com direcção artística de António Santos, onde os artistas vão proporcionar um ambiente mágico que promete encantar os visitantes.

O público pode circular livremente, mas é convidado a seguir um circuito com início na praça de 08 de Maio, seguindo pela rua da Sofia até à zona do Terreiro da Erva, volta pela rua Direita até à praça de 08 de Maio, de onde segue para as ruas e largos da “baixinha” até à praça do Comércio e ao largo da Portagem. O último percurso orientado é no eixo da rua de Ferreira Borges e Visconde da Luz, sendo que este ano as estátuas vivas chegam, também, ao pátio de Almedina e ao Quebra Costas.

As estátuas podem, então, ser visitadas entre as 10h30 e as 13h00 e das 16h30 às 19h00, por 42 locais do coração da cidade, que se transforma numa autêntica galeria a céu aberto.

 

Mapa estátuas vivas

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com