Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estátua de Santa Clara espera autorização para vir para a rua

14 de Março 2020 Jornal Campeão: Estátua de Santa Clara espera autorização para vir para a rua

 

 

Santa Clara estátua

A estátua de Santa Clara de Assis, concebida para assinalar os 165 anos da Freguesia de Santa Clara, continua na sede da Junta, à espera do aval da Câmara Municipal de Coimbra para que possa ser colocada numa das principais rotundas desta Freguesia.

José Simão, presidente da União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas, adianta que tem estado em diálogo com a Câmara de Coimbra sobre este assunto, mas que continua “à espera da autorização”, desde Outubro de 2019.

O objectivo era colocar a estátua por ocasião dos 165 anos, comemorados a 24 de Novembro, mas como não chegou “luz verde” José Simão manifestou o desejo de o fazer na quadra natalícia, transformando esta inauguração numa espécie de “prenda” que ofereceria à população. Contudo, o Natal já passou, o Carnaval também, e a estátua continua na sede da Junta, onde pode ser apreciada por todos quantos visitem aquele espaço, até poder sair definitivamente para o local onde foi idealizada, a rotunda do Lagar (vulgarmente conhecida também por rotunda do Lidl).

O desejo de José Simão passa por colocar, definitivamente, a estátua nesse espaço central de Santa Clara e por o baptizar com o nome de Rotunda de Santa Clara. A estátua é da autoria de Manuel Russo, de Vila Nova de Gaia, que, segundo o autarca, é “um dos maiores canteiros portugueses da actualidade”, que conta já com 80 anos.

Executada numa pedra de mármore, a estátua tem 1,55 metros de altura e, para além de assinalar os 165 anos da Freguesia de Santa Clara, pretende marcar também o Jubileu dos 800 anos dos Mártires de Marrocos e de Santo António, celebrações que estão a decorrer até Janeiro de 2021 e que têm como parceiros algumas freguesias e uniões de freguesia de Coimbra, como a UF de Santa Clara e Castelo Viegas, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e a UF de Coimbra.

“Fomos convidados para fazer parte da organização e entendemos que também podíamos aproveitar estas celebrações para homenagear Santa Clara de Assis”, explica o autarca, recordando que, “apesar de ser a padroeira de Santa Clara, não existe nenhuma estátua de Santa Clara em nenhum espaço exterior da Freguesia”.

José Simão lamenta que ainda não tenha sido possível trazê-la para a rua e espera que a autorização camarária surja em breve. Enquanto tal não sucede, convida a população a apreciar esta obra de arte na sede da Junta, onde está há algum tempo, sendo já conhecida por muitos dos santaclarenses que por ali têm passado.