Coimbra  29 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estádio Universitário de Coimbra acolhe equipas de Judo

3 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Estádio Universitário de Coimbra acolhe equipas de Judo

António Figueiredo, vice-reitor e responsável pelo pelouro do desporto, esteve presente num dos treinos do Estágio Internacional de Judo, a quem se juntou Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo.

Nas palavras que proferiu aos atletas presentes no estágio, o vice-reitor destacou o trabalho que a Universidade tem feito para criar condições para a prática desportiva e, sobretudo para a conciliação entre a carreira académica e desportiva, tendo inclusive um programa direccionado para os estudantes atletas da Universidade de Coimbra (UC). Terminou desejando a todos os atletas uma óptima estadia na cidade e votos de muito sucesso.

Também no passado dia 28 de Julho o vice-reitor recebeu na UC a Federação Portuguesa de Judo, representada pelo presidente Jorge Fernandes, e a Confederação Brasileira de Judo, representada pelos chefes de delegação Ney Wilson e Katherine Campos.

De acordo com as palavras de António Figueiredo, “o posicionamento do desporto na missão da UC assume uma importância estratégica, razão pela qual temos muito gosto em acolher a Federação Portuguesa de Judo e a Confederação Brasileira de Judo no Estádio Universitário para um estágio de médio/longo prazo. A UC nunca descora a possibilidade de fazer aprendizagens com entidades externas de forma a fomentar e/ou melhorar práticas que auxiliem, de forma sustentada, a organização dos quotidianos dos nossos estudantes atletas. A visita realizada ao património histórico da UC enquadra-se numa acção de cortesia e de demonstração do valor material e imaterial da Universidade, sempre tão querido nos países lusófonos.”

“Em nome da Federação Portuguesa de Judo agradece a forma como a delegação brasileira foi recebida e pelo acompanhamento dado pelo vice-reitor António Figueiredo. Foi uma honra para mim como conimbricense ver a Universidade de Coimbra receber a principal equipa de judo do Brasil e a forma como foi tratada ao longo da visita por toda a gente da Universidade, muito obrigado a todos. Coimbra e a sua Universidade saem mais uma vez altamente prestigiadas” salientou Jorge Fernandes.

“Foi uma honra ter a oportunidade de visitar esse património da humanidade, que é o berço do conhecimento, da cultura e da ciência, uma referência no mundo. Foi uma manhã repleta de aprendizagem. O judo brasileiro agradece por mais esta oportunidade oferecida pela Federação Portuguesa de Judo e à receptividade da Universidade” destacou Ney Wilson.

“Fiquei encantada com as instalações, a aula cultural e a história da Universidade. Além de ficar muito feliz por saber que existe uma relação histórica entre o Brasil e a Universidade de Coimbra. Obrigada pela oportunidade”, afirmou Katherine Campos.