Coimbra  24 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estacionamento no Convento de São Francisco abre quinta-feira se…

5 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Estacionamento no Convento de São Francisco abre quinta-feira se…

O parque de estacionamento automóvel do centro de convenções e espaço cultural do Convento São Francisco, em Coimbra, deverá entrar em funcionamento na quinta-feira, disse, hoje, o presidente da Câmara, mas… se passar na inspecção.

“Espero que [o aparcamento] comece a ser utilizável a partir da próxima quinta-feira” (08 de Dezembro), afirmou Manuel Machado (PS), que falava, hoje, na reunião quinzenal do executivo municipal, depois de ter sido interpelado pela vereadora social-democrata Paula Alves.

Às observações da vereadora, lamentando a inexistência de aparcamento para viaturas de transporte de cidadãos com mobilidade reduzida junto ao Convento São Francisco, o presidente disse que não há condições para esse tipo de estacionamento no exterior do edifício, mas que ele existirá no parque criado no edifício e que este deverá entrar em funcionamento na quinta-feira.

Manuel Machado destacou, por outro lado, que todo o edifício e respectivos acessos têm todas as condições para serem frequentados por cidadãos com deficiência.

O parque de estacionamento do Convento disporá de mais de meio milhar de lugares, distribuídos por quatro pisos cobertos (um ao nível do solo e três subterrâneos), e pretende servir, designadamente, locais de grande afluxo de turistas, na margem esquerda do Mondego, como os conventos de Santa Clara-a-Velha e de Santa Clara-a-Nova e o parque temático Portugal dos Pequenitos.

O centro de convenções e espaço cultural do Convento São Francisco, investimento de cerca de 42 milhões de euros (com comparticipação comunitária), está funcionar desde Abril, sem parque de estacionamento.

O Convento São Francisco dispõe de um grande auditório, com 1 125 lugares e com fosso para orquestra sinfónica, de um auditório na Igreja, com capacidade para 600 pessoas e em fase de conclusão, várias salas polivalentes e 1 600 metros quadrados de espaço expositivo.

O projecto prevê a existência de um restaurante, um café-concerto, um pátio interior com esplanada e quartos para residência artística e estúdios de ensaio, entre outros equipamentos.