Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espera dos Reis brilhou na noite da Figueira da Foz

6 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Espera dos Reis brilhou na noite da Figueira da Foz

A Figueira da Foz assistiu, esta noite, à habitual “Espera de Reis”, uma tradição que teima em persistir e que junta centenas de pessoas na praça Nova, aguardando os desfiles organizados pelas filarmónicas Figueirense e Dez de Agosto.

Como habitualmente, os cortejos partiram de locais opostos: a Dez de Agosto iniciou o percurso na ponte do Galante, com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários a abrir, passando pelo Bairro Novo; a Figueirense saiu do largo da Estação dos caminhos-de-ferro, passou pela rua da República até à praça Nova.

Na praça Nova, junto à lapinha com o Menino Jesus, foi feita a adoração, com alguma critica social a situações locais, seguindo cada um dos cortejos para as suas sedes, onde teve lugar o Auto dos Reis Magos.

O local de maior concentração de público foi junto ao presépio, na praça Nova, com os séquitos de Belchior, Gaspar e Baltazar acompanhados de pajens, pastores e respectivos animais, num desfile que envolveu dezenas de figurantes com “sabor a passado”.

Antes dos Reis Magos chegarem à praça Nova, o grupo de música tradicional Beira-Mar animou o público e ajudar a passar o tempo.

reis4

reis7