Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espectáculos espalham-se pela cidade e enchem as ruas de animação

28 de Junho 2019

O início do mês de Julho, a cada ano que passa, tem um sabor especial para Coimbra. A cidade transforma-se num palco enorme com as Festas da Cidade, que este ano decorrem entre hoje (29) e 07 de Julho.

A animação e o movimento invadem as ruas de Coimbra, de dia e de noite. Mesmo aquelas zonas que durante todo o ano se sentem mais solitárias.

Esta é uma festa que, aliando a modernidade com as tradições e a história, atrai milhares de pessoas à cidade.

O evento decorre em alguns dos mais emblemáticos espaços de Coimbra, como é o caso do Jardim da Sereia, o Parque Verde do Mondego, a praça do Comércio, a praça de 08 de Maio, o Convento de São Francisco, o Terreiro da Erva, e muitos outros.

As Festas da Cidade de Coimbra são, sem dúvida, dos mais importantes eventos promovidos pelo Município, tanto a nível cultural como desportivo.

É um certame aberto a toda a família, onde não falta a música, a dança, exposições, visitas guiadas, actividades infantis, workshops, artesanato, exibições cinematográficas, animação de rua, folclore, etnografia, desporto e o tão esperado fogo de artifício, entre muitas outras iniciativas.

 

Um cartaz a pensar em todos

 

Para esta edição a Câmara Municipal de Coimbra apostou em vários músicos de renome nacional, entre eles Rodrigo Leão (29), Tiago Nacarato (01), The Black Mamba (02), Ana Moura (03), Miguel Araújo (05) e HMB (06).

Os espectáculos musicais, que se dividem entre o Parque Verde do Mondego, o Jardim da Sereia e a praça de 08 de Maio, complementam-se com os projectos culturais “Na Cor do Avesso” (30) e “Este Rio Imenso” (04).

“Na Cor do Avesso” dá as boas-vindas ao fado, numa apresentação que tem como base a canção e a guitarra de Coimbra.

Já “Este Rio Imenso” pretende comemorar a diversidade musical da cidade, juntando vários protagonistas que mais têm contribuído para a definição do ambiente musical de Coimbra.

Através de orquestrações, improvisos e conjugações inesperadas espera-se um espectáculo que, como assume a autarquia, “faz dialogar, sem preconceitos, o rock com a canção de Coimbra, o erudito com o popular, o pop com o jazz, numa reconfiguração e reinvenção de jovens músicos e composições consagradas”.

Mas nas Festas da Cidade as crianças também não ficaram esquecidas, ou não fosse este um evento dedicado a toda a família.

Neste sentido estão programadas algumas actividades, principalmente no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra onde está previsto um sunset dedicado aos mais pequenos, entre os seis e os 14 anos, com o nome “Pais não venham cedo”, no dia 06 de Julho pelas 17h30.

Já no dia 07 de Julho, também no Exploratório – Centro de Ciência Viva, pelas 10h15, decorrerá a iniciativa “Explorastórias – A ciência que se esconde nas páginas dos livros”. O evento dirige-se a famílias com crianças entre os três e os nove anos.

 

Um elogio à cultura e ao desporto

 

Durante sete dias a cidade de Coimbra transforma-se num enorme centro de actividades desportivas e culturais, que complementam os tão aguardados concertos nocturnos.

Divididas entre o Centro de Artes Visuais, o Museu Municipal de Coimbra e o Convento de São Francisco, várias são as exposições abertas ao público.

Com início durante os dias de festa, mas prolongando-se, alguns dos eventos, por vários meses pode ser visitada a exposição “Chama”, de Tomás Maia, com início no sábado e patente até 08 de Setembro, no Centro de Artes Visuais; as exposições de fotografia de João Paulo Guimarães e a de João Löbe, ambas de 04 de Julho a 18 de Agosto no Museu Municipal de Coimbra; a exposição de retrospectiva de Vasco Berardo, também no Museu Municipal de Coimbra entre 04 de Julho e 12 de Outubro; e , ainda, “Instrmnts” de Victor Gama e “Percurso Sonoro”, ambas de 04 de Julho a 01 de Setembro, no Convento de São Francisco.

Ainda no contexto cultural a Câmara de Coimbra promove visitas guiadas com vários temas ligados, claro, à cidade.

No contexto desportivo são esperados vários torneios como a terceira edição Quad Cup 2019, o III Waterpolo Challange, o II Torneio Coimbra Ténis Open Sénior, o campeonato nacional de equipas de Pich&Putt e, ainda, o Torneio Internacional de Bridge.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com