Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Especialistas debateram em Coimbra o futuro da cirurgia suprarrenal

27 de Junho 2024 Jornal Campeão: Especialistas debateram em Coimbra o futuro da cirurgia suprarrenal

Na fotografia: Dra. Patrícia Gilde, Dra. Marta Silva, Dr. Martin Walz e Dr. Miguel Coelho

 

Coimbra foi palco de uma importante reunião científica dedicada aos avanços cirúrgicos à glândula suprarrenal. A conferência, intitulada “Adrenal Surgery: When and How”, ocorreu no passado dia 22 de Junho no Hotel Vila Galé, reunindo especialistas nacionais e internacionais. A organização esteve a cargo dos cirurgiões Carlos Eduardo Costa Almeida, Maria Eugénia Granjo (directora do Serviço de Cirurgia Cabeça e Pescoço), Paula Messias (Serviço de Cirurgia Cabeça e Pescoço) e Teresa Martins (Serviço de Endocrinologia) do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

O evento destacou-se pela abordagem transdisciplinar ao diagnóstico do nódulo suprarrenal e suas indicações cirúrgicas, além de discutir procedimentos minimamente invasivos como a abordagem transperitoneal, a retroperitoneoscópica posterior e a cirurgia robótica. Contando com a colaboração de endocrinologistas experientes, a conferência proporcionou um espaço valioso para a partilha de conhecimento e práticas inovadoras.

Na fotografia da esquerda para a direita: Dr. Miguel Coelho, Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo, Prof. Özer
Makay, Dr. Carlos E. Costa Almeida, Dra. Marta Silva, Prof. Martin Walz e Prof. Doutor Carlos Serra.

 

Entre os palestrantes, destacaram-se Lúcia Fadiga (Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar de Leiria), Raquel Martins e Joana Couto (Serviço de Endocrinologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra), Arnaldo Figueiredo (director de Serviço de Urologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e Ozer Makay (especialista em cirurgia robótica de Izmir, Turquia). Martin Walz, um dos mais reputados cirurgiões alemães da clínica Essen-Mitte, Alemanha, também contribuiu significativamente para o sucesso do evento.

Na abertura e encerramento da conferência, a cirurgiã Maria Eugénia Granjo sublinhou a importância do encontro para o avanço da ciência na área da cirurgia suprarrenal. “Coimbra acolheu esta conferência que resultou num valioso contributo para o aprofundamento da ciência sobre as tendências actuais e futuras na abordagem à glândula suprarrenal, um componente crucial do sistema endócrino”, afirmou a cirurgiã.

Esta reunião científica reforçou a colaboração entre cirurgiões e endocrinologistas, promovendo a partilha de conhecimento e experiências que, sem dúvida, impulsionam a evolução nesta área médica.