Guilherme Castela, responsável pela oftalmologia na IdealMed publicou, recentemente, o livro “Manual de Órbita e Oculoplástica”, que tem com o objectivo “divulgar uma área da oftalmologia muitas vezes negligenciada, área essa que tem vindo a desenvolver-se em Portugal nos últimos anos”, revela a unidade hospitalar.
Segundo Guilherme Castela, “a Órbita e Oculoplastica são áreas frequentemente partilhadas por outras áreas médicas, mas é o oftalmologista que tem uma compreensão mais abrangente e mais profunda da região periocular, o que permite estar na vanguarda desta subespecialidade”.
Este manual está divido em quatro partes, com capítulos direccionados para a “anatomia cirúrgica”; “instrumentos cirúrgicos”; “fios e suturas”; “anestesia em procedimentos de Órbita e Oculoplástica” e “colheita de enxertos”, entre outros temas pertinentes sobre esta matéria.
“A concepção e planeamento deste trabalho começou há dois anos, quando percebi que não havia nenhum livro sobre esta subespecialidade em Portugal. Iniciei uma jornada que nem sempre foi fácil e que envolveu a ajuda de muitas pessoas. Além dos diversos autores portugueses com experiência nestas áreas, decidi enriquecer o livro com a contribuição de autores estrangeiros que foram meus professores”, explica o médico e autor da obra.
O especialista é, também, responsável pela Secção de Órbita e Oculoplastica no departamento de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).