Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espaço ‘gaming’ e exposição da Força Aérea são atracções da Expofacic

28 de Maio 2019

Pedro Machado (presidente da Turismo do Centro); Helena Teodósio (presidente da Câmara Municipal); Idalécio de Oliveira (presidente da INOVA) e Célia Marques (vereadora)

 

A 29.ª edição da Expofacic de Cantanhede foi apresentada, hoje, pela Comissão Organizadora e apesar do cartaz musical já não ser novidade, as surpresas ficaram reservadas para a área cultural e expositiva e para a estreia de um novo espaço dedicado ao ‘gaming’.

Depois de desvendados os artistas que compõem a programação musical da Expofacic 2019, que se realiza de 25 de Julho a 04 de Agosto, de serem conhecidas algumas novidades como o caso da Bienal de Arte e da exposição dedicada a Mário Silva, a Comissão Organizadora revelou todas as surpresas, mostrando que o certame continua a saber inovar e reinventar-se.

A exposição dedicada à Força Aérea (e em parceria com o mesmo organismo), com simuladores e aviões em tamanho real é uma das grandes novidades desta edição, bem como um novo espaço dedicado a uma nova área: o ‘gaming’. O mundo dos youtubers, dos jogos de computadores e consolas vai, também, marcar presença no certame, pretendendo assim a organização “encontrar novas perspectivas de mercado e novos públicos, introduzindo mais-valias na feira”, explicou Idalécio de Oliveira, presidente da INOVA, acreditando que será um sector “que se irá manter nas próximas edições”.

Ainda no âmbito das novidades, e porque a área do recinto se mantém igual, a ideia foi dispor os vários sectores de forma diferente, apostando em novos pólos de atracção. No caso do espaço “gaming”, o mesmo ficará localizado onde antes se localizava a área da educação, que passará para uma tenda no relvado. Junto à já habitual ‘street food’ ficará um espaço dedicado à degustação de vinhos e cervejas. A área agrícola foi, também, reconfigurada de forma a dar mais mobilidade aos visitantes e proporcionar melhores condições aos animais em exposição.

Além disso, destaque também para um local dedicado ao European Festival, junto à área cultural, onde marcarão presença associações de 15 países diferentes, com jovens que irão dinamizar inúmeras actividades.

O recinto acolherá, também, dois desfiles de moda: um de cariz solidário e outro da Miss Queen Portugal.

O melhor evento de Verão do país”

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, salientou que “a intenção é sempre oferecer algo diferente, daí as propostas destinadas a renovar o interesse de diversos públicos e dar ainda maior expressão ao certame, aumentando por essa via o seu impacto a nível nacional e internacional”.

Tal objectivo foi já reforçado, este ano, com a conquista de dois prémios: o Cinco Estrelas Regiões/2019 e o Iberian Festival Award, que distinguiu a Expofacic como “a Melhor Festividade da Península Ibérica”.

Galardões que atestam a qualidade do certame mas que constituem “um desafio à capacidade de se fazer ainda mais e ainda melhor para corresponder às expectativas dos diferentes públicos-alvo”.

Para a autarca cantanhedense, “a Expofacic é um acontecimento marcante na região e no país”, tendo-se já tornado numa “proposta obrigatória em qualquer roteiro de férias da região Centro e até do país”. É, também, por isso já considerada como um “produto turístico bem estruturado e que tem a particularidade de evidenciar o enorme potencial de outros produtos turísticos do concelho e da região, como a gastronomia, a cultura, o património, as tradições locais, o vinho e o enoturismo, entre outros, sem esquecer a forte atractividade dos espectáculos”, salientou Helena Teodósio.

A édil reforçou, ainda, que a Expofacic “é uma causa comum a todas as forças políticas que integram os órgãos municipais, tal como é uma causa comum de todos os agentes socioeconómicos e culturais do concelho, como tem ficado demonstrado desde a primeira edição”.

A apoiar o evento está a Turismo do Centro que, na pessoa do seu presidente Pedro Machado, o considerou como “o maior evento de Verão da região Centro e do país”, que é hoje “uma marca e um caso de sucesso e crescimento sustentado”.

O responsável espera, por isso, que cada vez mais “a Expofacic seja uma grande bandeira regional para aumentar a atractividade na região Centro”.

O orçamento da edição 29.ª ficou no 1 600 000 euros, orçamento disponibilizado sem qualquer verba por parte da Câmara Municipal desde há cerca de 10 anos.

“O objectivo é a sustentabilidade financeira, que temos vindo a conseguir nos últimos anos”, sublinhou Idalécio de Oliveira.

Algumas informações relevantes

O lema da Expofacic continua a ser “Mil motivos. Um destino”, permanecendo com algumas funcionalidades que existiam em anos anteriores, bem como os quatro eixos de acção: gastronomia, negócios, música e entretenimento, exposições e cultura.

Os bilhetes diários têm o custo de quatro euros (à excepção do dia 03 de Agosto que tem o custo de 10 euros) e o bilhete geral custa 35 euros.

Mantém-se os “Dias Temáticos” e a aposta na sustentabilidade ambiental, com o “Sê-lo Verde” e “Ecoevento”.

  • 630 espaços de exposição
  • 68 espaços de gastronomia
  • 15 parques de estacionamento
  • Seis linhas do Expofacic Bus (2,20 e 2,50 ida e volta de vários locais da região)
  • Acampamento ocasional (em parceria com os escuteiros)
  • Internet em todo o recinto
  • Cinco entradas no recinto
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com