Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espaço da Mente e Templo Ecuménico já reabriram ao público

24 de Maio 2020 Jornal Campeão: Espaço da Mente e Templo Ecuménico já reabriram ao público

O Museu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), em Miranda do Corvo, tem já as suas portas abertas para receber visitantes, sendo que os dois espaços integram, ainda, o Parque Biológico da Serra da Lousã.

Os locais estiveram dois meses encerrados ao público devido à pandemia do novo coronavírus, tendo agora sido adaptados de acordo com as regras da Direcção Geral de Saúde (DGS), “de forma a receber em total segurança os seus visitantes”.

A Fundação revela que “procedeu à implementação de todas as medidas de segurança e higiene propostas pela DGS para os espaços museológicos, tendo procedido à adaptação dos espaços de bilheteira e Centro de Informação, circuitos de circulação dentro dos edifícios, assim como o reforço de equipamentos de desinfecção em todas as áreas”.

Integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã, reaberto desde o dia 18 de Maio, o Espaço da Mente é um Ecomuseu etnográfico que procura originar uma reflexão sobre o Homem, assente na “trindade” do corpo, mente e espírito.

O Templo Ecuménico Universalista, por sua vez, é um monumento destinado à reflexão espiritual de pessoas de diferentes religiões. Aberto a não crentes, promove valores fundamentais da humanidade e das religiões, como a Verdade, a Bondade e a Moral.

O Templo é um monumento dedicado à Paz que homenageia as vítimas dos fundamentalismos e da intolerância religiosa. Integra um Observatório das Religiões que disponibiliza ao visitante factos, dados cronológicos e informação sobre a história e evolução de 15 visões religiosas.

O Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista, em conjunto com o Parque Biológico, formam o Trivium: visão filosófica do espírito da Fundação ADFP onde o Parque Biológico representa a igualdade de todos os seres vivos, o Espaço da Mente representa a liberdade e o Templo Ecuménico Universalista salienta a tolerância e o respeito pelo diferente. O conjunto conta já com mais de 300 000 visitantes.