Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espaço da Mente da ADFP chegou aos 50 000 visitantes

27 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Espaço da Mente da ADFP chegou aos 50 000 visitantes

Inaugurado a 09 de Junho de 2015, o Espaço da Mente da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) já foi visitado por mais de 50 000 visitantes. Só até meados deste mês de Dezembro, o museu recebeu 25 870 visitantes.

Situado no Parque Biológico da Serra da Lousã, o “Espaço da Mente” foi, este ano, palco para diversas exposições, visitas temáticas e programadas, visitas e actividades nocturnas, apresentação de livros, reportagens, tertúlias, sessões de sensibilização e esclarecimentos, etc.

Este espaço é um museu, onde “se fomenta o sentimento comunitário, mas mais importante é a especial atenção que dá aos valores humanos”, refere a Fundação.

Os vigilantes do espaço, tal como os trabalhadores do parque temático, “são pessoas especiais, com mérito e conquistas que vão para além da incapacidade. São utentes/colaboradores de medidas de emprego protegido e Centro de Actividades Ocupacionais”, explica a instituição.

O equipamento museológico foi inaugurado por Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, em 2015, que na altura escreveu no livro de visitas.

Já este ano o ministro Eduardo Cabrita também deixou a sua mensagem no livro de visitas do museu, dizendo que constituía “uma honra conhecer a notável obra social e cultural desenvolvida pela Fundação em Miranda do Corvo” e deixou a garantia de que a instituição podia contar com o apoio e parceria do Governo. Em visita ao espaço, também a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Catarina Marcelino, deixou a sua mensagem.

No decorrer do ano transacto, a Fundação ADFP, com a Comissão Nacional da UNESCO, criou o Clube UNESCO Trivium que opera no Espaço da Mente, Parque Biológico da Serra da Lousã e Templo Ecuménico Universalista, reconhecendo a sua importância na defesa e promoção dos valores e direitos humanos.

Em 2016, o projecto “Parque Biológico da Serra da Lousã / Espaço da Mente” venceu o prémio Acesso Cultura Integrado (acessibilidade física, social e intelectual), atribuído pela Associação Acesso Cultura. Esta categoria “Integrado” foi criada pela Associação Acesso Cultura para o PBSL/Espaço da Mente porque consideraram que o projecto acumulava o primeiro prémio nas três categorias.