Coimbra  24 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Espaço Criança” inaugurado no CHUC para fazer “esquecer” o cancro

5 de Dezembro 2017

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem, a partir de hoje, um espaço dedicado apenas às crianças que ali são submetidas a tratamentos.

O “Espaço Criança”, um projecto do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC – LPCC), inclui uma “casinha lúdica” com diversas actividades para os mais pequenos. Livros, jogos, legos e até uma televisão são algumas das atrações que se encontram nesta “casinha”.

“O cancro representa muito para um adulto e tem ainda um peso maior no caso das crianças e das suas famílias. Exige muito a nível emocional e é importante que sejam assegurados todos os apoios possíveis para que esta fase não seja tão dolorosa”, explicou Carlos Oliveira, presidente do NRC – LPCC.

A ideia é que as crianças possam brincar enquanto esperam para fazer o seu tratamento, na esperança de que, pelo menos, durante aquele período possa “esquecer a doença”.

O espaço foi inaugurado hoje e pretende “envolver crianças e adultos num mundo de brincadeira, de forma a que possam libertar-se do contexto de doença e de todas as preocupações a ela inerentes”.

O local foi solicitado à Liga Contra o Cancro pela directora do Serviço de Radioterapia, Margarida Borrego, sendo um dos primeiros projectos que o Núcleo do Centro direcciona para a infância, completando assim o importante trabalho que a Associação Acreditar já desenvolve no Hospital Pediátrico.

O “Espaço Criança” representa um investimento de 3 000 a 4 000 euros e, de acordo com o presidente do Núcleo, é um bom exemplo de como os donativos da comunidade são aplicados, sempre numa perspectiva de ajudar o doente oncológico e os seus familiares, através de apoios ou iniciativas que ajudem a melhorar o seu dia a dia também no contexto hospitalar.

Margarida Borrego agradeceu ao NRC-LPCC pelo novo espaço, que “torna a área mais agradável e mais feliz o dia a dia dos doentes que ali têm que fazer os seus tratamentos”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com