Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Espaço BUPi de Coimbra transferido para a Rua Ferreira Borges

26 de Junho 2023 Jornal Campeão: Espaço BUPi de Coimbra transferido para a Rua Ferreira Borges

A Câmara de Coimbra vai transferir temporariamente o Espaço BUPi, em funcionamento na Praça 8 de Maio, para o n.º 12 da Rua Ferreira Borges, enquanto decorrem as obras de demolição do tardoz da Casa Aninhas, no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego.

O Espaço BUPi vai estar encerrado para mudança esta segunda-feira, reabrindo ao público no novo espaço provisório já amanhã, dia 27 de Junho, no horário habitual (8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira). Prevê-se que a permanência neste novo espaço seja por um período máximo de três semanas, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores e dos utilizadores do Espaço BUPi.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, a Metro Mondego informou que, por razões de segurança, a circulação pedonal estará condicionada na Rua Direita, na zona da Via Central, enquanto estiverem a decorrer os trabalhos de demolição do corpo tardoz da denominada “Casa Aninhas”, previsivelmente durante 2 a 3 semanas.

A demolição de parte da “Casa Aninhas”, que resulta do protocolo de colaboração estabelecido entre a Metro Mondego e o Município de Coimbra relativamente ao arranjo urbanístico da Via Central, no âmbito das obras do SMM, revela-se de grande importância não só para a requalificação daquele espaço, com a construção de uma nova praça, mas também para garantir uma acessibilidade adequada ao Metrobus e à zona da Baixa de Coimbra.

Neste momento, para além do Espaço BUPi, estão a funcionar balcões de atendimento BUPi na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas (na delegação em Castelo Viegas, na Estrada da Paúla, junto ao Pólo do Centro de Saúde), na União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos (na sede da Junta, na rua da Fonte, em Antuzede) e na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (na delegação da Junta em Santa Apolónia, na rua Ferreira de Castro).

Além destes, funcionam, ainda, os balcões em Souselas (Biblioteca Anexa Municipal, na rua 1.º de Maio, em Souselas), em Taveiro (na Biblioteca, na sede da Junta, na Rua Guilherme Tomé), na Lamarosa (Sede da Junta, na rua do Lagar, em Ardazubre), em Ceira (sede da Junta, na rua Manuel Chaves e Castro), em São Silvestre (sede da Junta, na rua A) e em Cernache (Museu Moinho das Lapas, na rua Moinho das Lapas).