Coimbra  20 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC organiza workshop sobre alimentação e bebidas saudáveis com produtos da horta

7 de Julho 2021 Jornal Campeão: ESEnfC organiza workshop sobre alimentação e bebidas saudáveis com produtos da horta

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) dinamiza, amanhã (8), pelas 15h00, no edifício da Residência (Polo C), um workshop com o tema “Refeições saudáveis com produtos da nossa horta”.

Salsa, orégãos, sálvia, cebolinho, manjericão, coentros, tomilho, hortelã menta, hortelã chocolate, erva cidreira, erva azeda, poejo, alecrim, alface e feijão verde, produtos naturais existentes na recém-criada Horta Biológica da ESEnfC, estarão, por certo, na composição das saladas e entradas a preparar pelo chef Filipe Pessoa, do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, convidado para coorientar este workshop.

“O objectivo é conhecer algumas receitas que têm na sua base produtos acessíveis, a partir dos quais, juntando os produtos da nossa Horta, podemos confeccionar saladas e entradas mais saudáveis”. E, ainda, “fazer uma demonstração da preparação de bebidas não alcoólicas, como caipirinha, sangria, mojito e gin, de forma a proporcionar ideias refrescantes, mas não intoxicantes”, afirmam, respectivamente, Clara Simões, funcionária não docente responsável pelos Serviços Técnicos de Instalações, Equipamentos e Serviços Gerais da ESEnfC, e Irma Brito, professora da área da Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária.

O workshop “Refeições saudáveis com produtos da nossa horta” insere-se nas comemorações do Dia Eco-Escolas ESEnfC, já assinalado na última segunda-feira.

O programa Eco-Escolas, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa encorajar acções e reconhecer os trabalhos de qualidade desenvolvidos pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

A ESEnfC foi distinguida, pela ABAE, com a atribuição do Galardão Bandeira Verde, como reconhecimento pelas actividades realizadas, no ano lectivo de 2019-2020, com vista à educação ambiental e a tornar mais sustentável o dia-a-dia de toda a comunidade educativa da instituição.