Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC organiza webinar “Dar voz aos outros”

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: ESEnfC organiza webinar “Dar voz aos outros”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) realiza, hoje à tarde (16h30-18h00), o webinar “Dar voz aos outros”, iniciativa inserida na programação de Julho – sob o mote “Uma Escola para a Cidadania”– das comemorações dos 140 anos da instituição e das suas antecessoras.
Intervêm neste seminário virtual (a transmitir via Zoom), representantes e beneficiários da Associação Integrar (instituição que actua no âmbito do apoio à integração social, comunitária e de formação profissional de cidadãos), do Banco Alimentar contra a Fome e do projecto Peregrino (que visa proporcionar cuidados de saúde, como primeiros socorros e suporte básico de vida, aos viajantes em romaria para Fátima – parceria entre ESEnfC, Movimento da Mensagem de Fátima, Cruz Vermelha Portuguesa e Paramédicos de Catástrofe Internacional).
“Campanha Vamos Aquecer Coimbra” (por Sara Teixeira e Ana Rita Lucas), “Da recolha de bens de primeira necessidade à distribuição junto das famílias: Que desafios?” (com Luís Serpa Oliva, António Magalhães e Anabela Salgueiro) e “Cuidar… a Enfermagem no caminho do Peregrino” (apresentado por Célia Mota e Luís Paiva) são, pois, os temas das comunicações previstas para este webinar.
“Há 140 anos, por si, pela saúde, por todos!” é o slogan das comemorações da ESEnfC iniciadas em Março, com o assinalar do Dia da Escola (17 desse mês – data que marca a publicação, em 2006, dos estatutos que consagraram a fusão das escolas superiores de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto na
actual ESEnfC), e que se prolongam até 17 de Outubro, dia que soleniza a primeira lição proferida na “Escola dos Enfermeiros de Coimbra”, por Ignácio Rodrigues da Costa Duarte, justamente em 1881.
Serão oito meses com actividades dedicadas a recordar 140 anos de formação em enfermagem, que remontam a Outubro de 1881, ano da criação da “Escola dos Enfermeiros de Coimbra”, fundada pelo médico e então administrador dos hospitais universitários da cidade, Augusto da Costa Simões, e que acabaria por ser a precursora da maior e mais antiga instituição de ensino no país nesta área do saber.
O mês de Junho foi dedicado ao ambiente e à divulgação de acções da ESEnfC (“Uma Escola Sustentável”) para a saúde global e para o equilíbrio do meio onde está implantada.
Já os meses de Setembro e Outubro serão dedicados ao tema “Escola para o século XXI”.