Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC organiza seminário sobre “Educação e Saúde em Tempos de Covid-19”

20 de Outubro 2021 Jornal Campeão: ESEnfC organiza seminário sobre “Educação e Saúde em Tempos de Covid-19”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, dia 21 e 22, o seminário internacional “Educação e Saúde em Tempos de Covid-19” numa colaboração entre Portugal, Marrocos e Espanha.

Para além da ESEnfC a iniciativa é constituída também pelo projecto Rede de Enfermagem de Saúde Infantil: Portugal (Rede ENSI Portugal) e três organismos espanhóis – Consejo Independiente de Protección de la Infancia (CIPI), Asociación Infancia, Cultura y Educación (AICE) e Laboratorio Internacional de Promoción de Buen Trato y Participación Infantil.

Trata-se de uma actividade académica e científica, com possibilidade de participação presencial (sala de reuniões do Pólo B) e online, desenhada numa colaboração entre profissionais de Portugal, Marrocos e Espanha.

O evento, que reúne especialistas em educação e saúde, em torno de diversos temas relacionados com as consequências da pandemia, começa, pelas 09h30, de quinta-feira, com a intervenção (sessão de abertura) da presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes.

Segue-se, às 10h00, a comunicação “A escola face às dificuldades: educação para a saúde em tempos de pandemia”, a proferir por Miguel Ángel Martín Sánchez, da Universidade da Extremadura (Espanha).

Ainda no período da manhã, Jorge Cáceres Muñoz (Laboratorio Internacional de Promoción de Buen Trato y Participación Infantil) e Otman Ghannami (AICE), falarão, respectivamente, sobre “Escola e comunidade face à Covid-19: chaves para a reconstrução socioeducativa” e sobre “Inserção sociolaboral durante a Covid-19 com adolescentes e jovens marroquinos em contextos de risco”.

A tarde do primeiro dia de trabalhos inicia com uma preleção do presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC, Paulo Queirós, intitulada “Reorganização do ensino na licenciatura em enfermagem em situação pandémica” (às 14h00).

“O ensino na ESEnfC em tempos de Covid-19”, por elemento da Associação de Estudantes da ESEnfC, e “Dinâmicas académicas e saúde mental dos estudantes em tempos de Covid-19 (International Student Well-Being Study (C 19 ISWS)” pelas docentes da ESEnfC, Beatriz Xavier e Ana Paula Camarneiro, são outros assuntos em destaque ainda no dia 21.

Já no dia 22, sexta-feira, o docente da ESEnfC, Manuel Chaves, discursará sobre o tema “Vacinação Covid-19 – uma experiência de ensino” e a enfermeira Eugénia Rainha Pereira (ACES Guarda – UCC Seia) sobre “A protecção das crianças em tempos de Covid-19”.

Pelas 11h00, Tomás Campoy Aranda (CIPI) falará sobre “A abordagem qualitativa da pesquisa ao exercício da profissão de saúde em tempos de pandemia” e, 45 minutos depois, António Salvador Jiménez Hernández (também do CIPI) trará para a discussão “Os desafios da escola pós-Covid”.

O seminário internacional termina pelas 12h30, com a intervenção do presidente do Conselho Pedagógico da ESEnfC, Rui Gonçalves.