Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC organiza seminário sobre a família como unidade de cuidados

25 de Janeiro 2023 Jornal Campeão: ESEnfC organiza seminário sobre a família como unidade de cuidados

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) dinamiza, amanhã (26), pelas 14h00, na sala de reuniões do edifício da ESEnfC no Pólo B, em São Martinho do Bispo, o seminário “Família como unidade de cuidados. Transições ao longo do ciclo de vida”.

O encontro visa partilhar perspectivas nacionais e internacionais sobre a evolução da Enfermagem de Saúde Familiar.

Para tanto, o seminário contará, logo após a abertura, com a participação da presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Clarisse Louro. E, também, com as intervenções de Maria do Céu Barbieri e de Maria Henriqueta Figueiredo, respectivamente membro fundador da International Family Nursing Association e presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar.

Pelas 16h15, os “Desafios à família na Contemporaneidade” serão tema de análise numa mesa-redonda com os professores da ESEnfC, José Manuel Pinto, Beatriz Xavier e Marília Neves.

Finalmente, a partir 17h15, num painel intitulado “Prática baseada na evidência em torno da família como unidade cuidados”, serão apresentados alguns projectos em desenvolvimento, pela voz de estudantes dos dois cursos de mestrado em funcionamento na ESEnfC na área de Enfermagem de Saúde Familiar.

O seminário “Família como unidade de cuidados. Transições ao longo do ciclo de vida” é organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, da ESEnfC, no âmbito do mestrado em Enfermagem Comunitária – Área de Enfermagem de Saúde Familiar, e sob a coordenação da professora Eva Menino e da coordenadora do curso, professora Margarida Silva.

O encontro é aberto a enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, a docentes e estudantes da ESEnfC.