Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC inicia programa online de preparação para o parto

13 de Novembro 2020 Jornal Campeão: ESEnfC inicia programa online de preparação para o parto

Um novo programa de preparação para o parto e adaptação à parentalidade oferecido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) tem início, no dia 30 de Novembro, através de sessões online em grupo privado no Facebook (#TernaGravidez).

Num total de 12 sessões, o programa, dirigido a grávidas e a casais a partir das 24 semanas de gestação, decorrerá sempre às segundas-feiras, das 17h30 às 18h30, até dia 26 de Fevereiro de 2021.

Este programa, inserido no projecto “Terna Aventura”, é composto por sessões educativas que ajudarão as grávidas e os casais a adaptarem-se às alterações inerentes à gravidez, a prepararem-se para o parto e o pós-parto, bem como para os cuidados a ter com o recém-nascido.

Os estilos de vida saudável durante a gravidez (exercício físico, alimentação, higiene, uso de substâncias), a vida intra-uterina, os diferentes tipos de parto, o trabalho de parto e ida para a maternidade, as estratégias de alívio da dor durante o trabalho de parto, a higiene e vigilância de saúde do recém-nascido (teste do pezinho, vacinas, peso, consultas, boletim de saúde infantil), as vantagens do aleitamento materno e os problemas durante a amamentação, os direitos parentais e a adaptação conjugal (pós-parto e contracepção) são assuntos tratados nas sessões.

A frequência do programa é gratuita, devendo os interessados inscrever-se para o endereço de correio eletrónico ternaaventura@esenfc.pt.

“Terna Aventura”, através do qual a ESEnfC pretende dar respostas às necessidades de mulheres grávidas e casais à espera de filhos, melhorando os resultados em saúde, engloba três outros programas: acompanhamento haptonómico pré e pós-natal (sessões individuais a agendar com o casal – no mínimo oito sessões pré-natais e duas pós-natais); aconselhamento e epoio em aleitamento materno; e adaptação ao pós-parto “Encontros com Mamãs, Papás & Bebés”.

O projecto de extensão à comunidade funciona em três níveis – prestação de serviços, formação e investigação – e nele participam professores de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, com formação em Acompanhamento Haptonómico Pré e Pós-Natal e em Aconselhamento em Aleitamento Materno.

Colaboram, igualmente, neste projecto, estudantes do curso de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e do curso de licenciatura em Enfermagem da ESEnfC, além de outros colaboradores externos.